Assine a Robô Tips Assine a Robô Tips

São Paulo muda planejamento e aposta em jogos-treino durante intertemporada

Comissão técnica de Dorival Júnior vê período de 35 dias sem partidas oficiais como oportunidade para acelerar evolução da equipe

Por: Lucas Soares
1 hora atrás em 21 de junho de 2026
Foto: Rubens Chiri/ São Paulo FC

O São Paulo decidiu alterar o planejamento para o período de intertemporada e deve priorizar a realização de jogos-treino em vez de amistosos com público. A mudança foi definida após a reapresentação do elenco, realizada na última quarta-feira, e atende a uma avaliação da comissão técnica de Dorival Júnior, que considera o momento ideal para aprofundar o trabalho tático e físico da equipe.

Inicialmente, a diretoria trabalhava com a possibilidade de promover dois amistosos contra clubes da Série A durante a pausa para a Copa do Mundo. No entanto, após os primeiros dias de atividades no CT da Barra Funda, o entendimento foi de que partidas em ambiente controlado seriam mais produtivas para observações individuais e coletivas, sem a pressão de um evento oficial.

A comissão técnica vê o período de mais de um mês sem compromissos competitivos como uma oportunidade rara dentro do calendário brasileiro. Dorival Júnior assumiu o comando da equipe em maio e ainda busca consolidar conceitos de jogo, além de avaliar alternativas para diferentes setores do elenco. Por isso, os jogos-treino passaram a ser considerados ferramentas importantes para acelerar esse processo.

Agora, diretoria e comissão técnica trabalham na definição dos adversários para essas atividades. Pela questão logística, a tendência é que os testes aconteçam contra equipes próximas da capital paulista, possivelmente fora da Série A. A expectativa interna é realizar mais de um jogo-treino antes da retomada das competições oficiais.

A mudança também impactou as negociações para um amistoso contra o Fluminense, que vinha sendo discutido com apoio da SuperBet, patrocinadora em comum dos dois clubes. Embora as conversas não estejam encerradas, o ritmo das tratativas diminuiu consideravelmente nos últimos dias, e a tendência atual é que o São Paulo não avance nos moldes inicialmente propostos.

O Tricolor foi um dos primeiros clubes da Série A a retornar aos treinamentos e terá cerca de 35 dias de preparação até voltar a campo pelo Campeonato Brasileiro. O próximo compromisso oficial está previsto para 22 de julho, diante do Athletico Paranaense. Internamente, a avaliação é de que o longo período de treinamentos pode representar um diferencial importante para a sequência da temporada, especialmente após uma pré-temporada reduzida no início do ano.