São Paulo não avança na liderança da Libertadores desde 2010

Por: Beatriz Quintino
1 ano atrás em 28 de maio de 2024
Foto: Rubens Chiri e Paulo Pinto/Saopaulofc.net


O São Paulo volta a entrar em campo nesta quarta-feira, às 21h30, quando recebe o Talleres, da Argentina, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. Já classificado para as oitavas, o Tricolor briga diretamente pela liderança do Grupo B, no Morumbis.  


 


Assim, apesar da classificação antecipada, o time ainda tem como missão algo que não consegue desde 2010: encerrar a primeira fase da competição continental no topo da tabela.


 


O último ano em que o São Paulo liderou seu grupo na Libertadores foi em 2010, quando, sob o comando do técnico Ricardo Gomes, avançou como líder da chave para as fases finais do torneio. 


 




Desde então, passados quase 14 anos, em seis participações continentais, o time ainda não voltou a encerrar a primeira fase no topo da tabela. 


 


Em 2013, o Tricolor encerrou a primeira fase como segundo colocado com sete pontos, atrás do Atlético-MG, com 15. Em 2015, quando caiu na semifinal, a equipe ficou um ponto atrás do rival Corinthians na primeira fase. 


 


No ano seguinte, com nove pontos, o São Paulo avançou em segundo, vendo o River Plate, com 11, liderar o grupo.


 


Enquanto em 2019 e 2020, o Tricolor foi eliminado ainda nas fases preliminares. Em 2021, parou nas oitavas após ser vice-líder do grupo, com 11 pontos, contra 14 pontos do Racing, da Argentina.