Pela 37a rodada do Brasileirão, o São Paulo recebeu o Juventude na noite desta quarta-feira (04), no MorumBIS. Em sua última partida diante da torcida tricolor, o placar foi de 2 a 1 para a equipe visitante, com gols de Gabriel Taliari e Erick Farias, e Luciano diminuindo no final.
O resultado representa uma quebra de tabu para a equipe gaúcha, que não vencia há oito anos o Tricolor. Além disso, a vitória significa a permanência na Série A, independente de outros resultados da rodada, subindo para a 13a colocação com 45 pontos. O São Paulo, por sua vez, já garantido na próxima edição da Libertadores, fica com 59 pontos na sexta colocação da tabela.
Primeiro tempo
Nesses primeiros 45 minutos, o São Paulo controlou melhor a posse de bola e finalizou mais, enquanto o Juventude tentava acertar o ritmo. Os donos da casa começaram apostando mais nos lançamentos e se impondo mais, mas o Papo quem realmente levou perigo, aos 6. Na primeira boa finalização, Lucas Barbosa mandou pancada de pé direito e Rafael fez a defesa. Dez minutos depois, o primeiro cartão amarelo saiu para o próprio Barbosa por cometer falta.
Aos 26, Luciano arriscou da entrada da área, mas mandou por cima. Na sequência, Nenê ajeitou e bateu de longe, e Rafael ligado defendeu de novo, mandando para escanteio. Com 36, o Tricolor acelerou e trabalhou a bola de pé em pé até sobrar com Alisson, que cruzou para dentro da área, mas Lucas Freitas tirou.
Na reta final, o São Paulo esteve mais ligado após alguns minutos sem muitas grandes chances. Após um econômico um minuto de acréscimo, o jogo seguiu 0 a 0 para o intervalo.
Segundo tempo
Na volta, o cenário foi diferente: o Papo se mostrou superior desde o início. A única alteração nos dois times veio de Fábio Matias tirando Nenê para Luis Mandaca entrar. Com seis minutos, Taliari roubou a bola no meio de campo e abriu o placar para o Juve. O meia-atacante aproveitou vacilo de Luiz Gustavo, carregou, cortou e marcou de perna direita. Dez minutos depois, João Lucas cruzou pela direita no segundo pau para Erick Farias ampliar a vantagem.
A primeira mudança de Zubeldía aconteceu somente aos 18, com William Gomes no lugar de Erick. Aos 23, o Juventude chegou bem de novo com Taliari para tentar o terceiro gol, mas sem sucesso. Aos 30, William recebeu na esquerda e tocou para Luciano se antecipar e desviar dentro da área para diminuir. Com 38, Nestor mandou uma bomba de fora da área e obrigou Gabriel a defender.
Após sete minutos de acréscimo, fim de jogo: 1×2.
Próximos jogos
Pela última rodada do campeonato, o São Paulo viaja ao Rio de Janeiro para encarar o Botafogo no domingo (08), às 16h. O Juventude recebe o Cruzeiro também no domingo, no mesmo horário.
Escalações
São Paulo: Rafael; Igor Vinicius (João Moreira), Arboleda, Alan Franco e Patryck (Marcos Antônio); Alisson (Rodrigo Nestor), Luiz Gustavo (Sabino); Lucas Moura, Erick (William Gomes) e Luciano; André Silva. Técnico: Luis Zubeldía.
Juventude: Gabriel; João Lucas, Danilo Boza, Lucas Freitas e Ewerthon (Zé Marcos); Ronaldo e Jadson; Nenê (Luis Mandaca), Lucas Barbosa (Marcelinho) e Erick Farias (Gabriel Inocêncio); Gabriel Taliari (Gilberto).Técnico: Fábio Matias.