No dia 24 de setembro de 2023, o São Paulo empatou por 1 a 1 com o Flamengo no Morumbi e venceu o título inédito da Copa do Brasil, para se tornar o primeiro “Campeão de tudo” no futebol brasileiro. Hoje o clube comemora um ano da conquista histórica, que tirou o clube de uma fila de 15 anos sem ganhar um campeonato nacional.
Além do grande valor financeiro que traz a Copa do Brasil e o fato de ser a primeira no gabinete de troféus do Tricolor, a maneira como o São Paulo foi campeão foi inesquecível para o torcedor. Depois de passar pelo Ituano e eliminar o Sport nos pênaltis, a equipe então treinada por Dorival Júnior teve caminho dificílimo até a final.
Clássicos no mata-mata
Nas quartas de final, o ‘Soberano’ enfrentou o poderosíssimo Palmeiras, que empilhou conquistas nos últimos anos. Após vencer ambas as partidas, no Morumbis e no Allianz Parque, o São Paulo cruzou o caminho do Corinthians. Agora, o time contava com a presença de Lucas Moura, que voltou ao clube que o revelou com status de craque.
Com derrota e show de Renato Augusto no jogo de ida por 2 a 1 em Itaquera, o Tricolor precisava reverter a desvantagem no Morumbi. Apoiado por mais de 62 mil torcedores, o São Paulo engoliu o rival em sua casa, virando o placar agregado já no primeiro tempo, com gols de Lucas e Wellington Rato. A equipe poderia ter ampliado a vantagem antes do intervalo, mas perdeu chances e deixou o jogo em proporções dramáticas. Na segunda etapa, se manteve o placar e o SPFC passou para a final pela primeira vez desde 2000.
Grande Final
No jogo de ida da final, Calleri calou o Maracanã lotado e marcou de cabeça o único gol da vitória simples do São Paulo sobre o Flamengo, por 1 a 0. Grande partida do sistema defensivo tricolor e de Rafael, que já havia feito ótimas apresentações contra Palmeiras e Corinthians. Na volta, o clima do Morumbi não permitia que a taça fugisse das mãos do time da casa.
Apesar da hostilidade da torcida, o experiente time do Flamengo não se apequenou e jogou melhor desde o começo da partida. Precisando reverter o placar, Arrascaeta e Pedro deram muito trabalho para a defesa são-paulina. Aos 43 minutos de jogo, Bruno Henrique abriu o placar após rebote da trave do chute de Pulgar. Parecia que o elenco flamenguista que já jogou tantas finais conquistaria mais uma taça contra um adversário menos experiente.
Ver essa foto no Instagram
Para sorte e alegria dos tricolores, pouco antes do fim da 1ª etapa, Rodrigo Nestor acertou um voleio de rara felicidade na sobra do escanteio e empatou o placar no Morumbis. Golaço, histórico, de alguém que cresceu como jogador do São Paulo e o leva na veia. Na segunda metade, pressão dos cariocas e resistência dos paulistas, que só queriam o apito final. E ele veio antes de qualquer outro gol. Depois de 180 minutos (+ acréscimos), “a Copa do Brasil chegou de vez” e o Tricolor venceu o título que lhe faltava.
Amanhã (25), no mesmo MorumBIS, o São Paulo decide sua permanência na Libertadores contra o Botafogo, às 21h30. Com o jogo de ida acabando num empate sem gols, qualquer vitória da ao Tricolor a vaga na semifinal da competição, em busca do tetra.