O São Paulo visitou o São Bernardo neste domingo (23), pela 12ª rodada do Campeonato Paulista Série A1, no Estádio 1º de Maio, e venceu por 2 a 1. André Silva marcou os dois gols do Tricolor, enquanto Fabrício Daniel descontou para os mandantes.
As duas equipes entraram em campo em busca da liderança de seus respectivos grupos. Com a vitória, o Clube da Fé quebrou um jejum de cinco partidas sem vencer e alcançou o objetivo. Já o Tigre do ABC também garantiu a liderança, mas contou com o tropeço da Ponte Preta para se manter na ponta.
#
Clube
Pts
J
V
E
D
GP
GC
SG
1
19
5
4
3
18
13
5
2
18
4
6
2
13
11
2
3
8
1
5
6
12
19
-7
4
7
1
4
7
10
23
-13
Primeiro Tempo
A partida começou com o São Paulo dominando a posse de bola e controlando as ações, mas sem criar grandes chances de perigo. Utilizando um esquema com três zagueiros, os alas Wendell e Cédric tiveram liberdade para apoiar o ataque e foram bastante acionados nas investidas ofensivas.
No entanto, a primeira grande oportunidade surgiu aos 10 minutos, em cobrança de escanteio de Oscar. O meia cruzou na cabeça de Arboleda, que ajeitou para André Silva finalizar na pequena área, mas o goleiro Júnior Oliveira fez uma defesa espetacular.
Aos 16 minutos, o Tricolor voltou a ameaçar em outro cruzamento de Oscar para Arboleda. Dessa vez, o zagueiro equatoriano cabeceou direto para o gol, mas a bola passou raspando a trave esquerda.
A insistência nos cruzamentos deu resultado aos 19 minutos. Oscar fez mais um ótimo cruzamento, desta vez com a bola rolando, e André Silva desviou para o fundo da rede, sem chance de defesa para o goleiro adversário.
O São Paulo manteve o ritmo intenso no primeiro tempo e quase ampliou em um contra-ataque puxado por André Silva. Após um desarme na defesa do São Bernardo, a bola sobrou para Lucas Moura, que carimbou a trave em finalização perigosa.
O novo esquema tático mostrou-se eficaz. Oscar encontrou Wendell na lateral, que foi ao fundo e fez um excelente cruzamento para André Silva marcar novamente aos 32 minutos, aproveitando a oportunidade como substituto de Calleri.
Nos minutos finais, o São Paulo seguiu superior em campo, mas diminuiu o ritmo, cadenciando a partida.
A única chance do São Bernardo veio em um chute de longa distância de Guilherme Queiroz, mas Rafael defendeu com tranquilidade.
Aos 37 minutos, o Pablo Maia saiu contundido para a entrada do Bobadilla. Aparentemente, foi uma lesão no tornozelo direito.
Segundo Tempo
O São Bernardo voltou melhor para o segundo tempo após as três substituições promovidas por Ricardo Catalá.
Aos 53 minutos, a árbitra Marianna Nanni Batalha assinalou um pênalti polêmico de Cédric Soares em cima do capitão Hélder. Fabrício Daniel, que havia acabado de entrar, assumiu a responsabilidade, deslocou o goleiro Rafael e diminuiu o placar para o Bernô.
O São Paulo respondeu aos 64 minutos com uma bela jogada de Lucas Moura pela direita. Ele girou sobre a marcação de Pará, invadiu a área e deixou André Silva sem goleiro para marcar o hat-trick. No entanto, o camisa 17 estava à frente da linha da bola, e o gol foi anulado pelo VAR.
Aos 77 minutos, Oscar, em grande atuação, iniciou a jogada pela lateral e passou para Ferraresi na entrada da área. O zagueiro arriscou o chute, que desviou na defesa adversária, pegando Júnior Oliveira no contrapé. Ainda assim, o goleiro mostrou muita agilidade e fez uma defesa incrível quase em cima da linha.
Nos minutos finais, o São Paulo retomou o controle do jogo e ainda ampliou a vantagem. Erick cobrou escanteio, a bola sobrou para Ferraresi, que cruzou para a área. Calleri tentou finalizar, mas furou, deixando a bola oferecida para Arboleda marcar de perna esquerda, fechando o placar da partida.
Escalações
- São Bernardo: Alex Alves; Helder, Matheus Salustiano e Augusto Silva (Fabrício Daniel); Rodrigo Ferreira (Hugo Sanches), Lucas Lima, Emerson Santos e Pará; Lucas Rian (Echaporã), Guilherme Queiroz (Romisson) e Felipe Azevedo (Rodolfo). Técnico: Ricardo Catalá.
- São Paulo: Rafael; Ferraresi, Arboleda e Sabino; Cédric Soares, Pablo Maia (Bobadilla), Marcos Antônio, Oscar (Erick) e Wendell (Patryck); Lucas Moura (Luciano) e André Silva (Calleri). Técnico: Luis Zubeldía.
Arbitragem
Confrontos definidos
São Paulo: O Tricolor Paulista enfrentará o Novorizontino, no Morumbis.
São Bernardo: Já o Bernô receberá o Palmeiras, no Estádio 1º de Maio.
Ambos os jogos pelas quartas de final do Campeonato Paulista (horários e datas serão definidos na próxima segunda-feira (24), às 15h, na Federação Paulista).