Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

São Paulo tem pior começo de Paulistão neste século

Por: Neila Gonçalves
4 horas atrás em 28 de janeiro de 2026

Depois da derrota no Choque-Rei disputado em Barueri e em meio a um cenário de instabilidade dentro e fora de campo, o São Paulo volta a jogar nesta quarta-feira (28), às 21h30, quando recebe o Flamengo, no MorumBIS, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

A estreia na competição nacional surge como uma oportunidade para o Tricolor tentar deixar para trás a fase negativa vivida no Campeonato Paulista. Até aqui, o clube soma apenas uma vitória, um empate e três derrotas, configurando o pior início de Estadual do São Paulo neste século, com aproveitamento de apenas 26,7%.

Além do baixo rendimento, os números defensivos chamam atenção. O time já sofreu dez gols no Paulistão e possui a defesa mais vazada da competição. Em três partidas, o São Paulo foi derrotado sofrendo três gols: contra Mirassol, Portuguesa e Palmeiras.

Com esse desempenho, o Tricolor ocupa apenas a 14ª colocação, com quatro pontos, empatado com o Noroeste, equipe que abre a zona de rebaixamento. O saldo de gols é o terceiro pior do campeonato, com -5, à frente apenas de Botafogo-SP e Ponte Preta. Para se afastar do risco de queda e ainda sonhar com classificação, o São Paulo terá confrontos decisivos contra Santos, Primavera-SP e Ponte Preta na sequência da primeira fase.

A última vez que o clube ficou fora da fase final do Campeonato Paulista foi em 2001, quando terminou na oitava colocação em um formato que classificava apenas quatro equipes para as semifinais.

Apesar do momento delicado, a diretoria mantém confiança em Hernán Crespo. Internamente, a possibilidade de demissão do treinador é tratada como inexistente neste momento. O argentino segue respaldado no cargo, mesmo sob pressão externa.

Somando suas duas passagens pelo clube, Crespo acumula 90 jogos no comando do São Paulo, com 38 vitórias, 25 empates e 27 derrotas. Em sua primeira trajetória pelo Tricolor, conquistou o Campeonato Paulista de 2021, título que ainda pesa a favor de sua permanência enquanto o clube busca reação na temporada.