Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

São Paulo tenta 8° lugar em duelo contra o Vitória

Tricolor encerra ano desgastante no Barradão buscando confirmar a oitava posição e observando opções para 2026

Por: Neila Gonçalves
11 horas atrás em 7 de dezembro de 2025
Foto: Rubens Chiri e Paulo Pinto/Saopaulofc.net





O São Paulo volta a campo neste domingo para disputar sua 66ª e última partida de uma temporada marcada pelo desgaste físico e emocional. Sem risco de queda e também sem chances de brigar por título, o Tricolor encara o Vitória, às 16h (de Brasília), no Barradão, com a missão de confirmar o oitavo lugar no Campeonato Brasileiro — objetivo que exige apenas um empate para ser assegurado sem depender de outros resultados.

Fora da briga por vagas diretas ou indiretas na Libertadores via G-5, G-6 ou G-7, o clube ainda dependerá de um cenário externo caso termine em oitavo: torcer para que Cruzeiro ou Fluminense conquerem a Copa do Brasil, já que ambos estão nas semifinais e podem abrir nova vaga na competição continental.

Com 51 pontos somados em 37 rodadas — campanha de 14 vitórias, nove empates e 14 derrotas — o São Paulo só pode ser alcançado pelo Red Bull Bragantino, que tem 48 e enfrenta o Internacional na rodada final.

A partida também carrega o peso da reconstrução após a goleada por 6 a 0 sofrida contra o Fluminense no Maracanã, resultado que desencadeou dias turbulentos no clube, incluindo a saída do diretor Carlos Belmonte. A resposta veio em campo na vitória por 3 a 0 sobre o Internacional, na Vila Belmiro, e o time agora busca fechar o ano com nova atuação convincente.

O confronto com o Vitória servirá ainda como vitrine para jogadores que almejam mais espaço em 2026. É o caso de Lucca, de 17 anos, destaque da base e com apenas sete jogos no Brasileirão e dois na Libertadores. No banco neste domingo, ele tenta mostrar que pode ganhar novas oportunidades com Hernán Crespo.

Outro que busca afirmação é Alisson. Importante na conquista da Copa do Brasil de 2023, o volante viveu altos e baixos em 2025, perdeu espaço entre os titulares e deve começar jogando devido à suspensão de Bobadilla. Pablo Maia, que disputa posição no meio-campo, também tenta encerrar o ano em alta e com mais constância.

Para esta partida, Crespo deve escalar: Rafael; Rafael Tolói, Arboleda e Sabino; Maik, Luiz Gustavo, Alisson (ou Pablo Maia), Marcos Antônio e Ferreira; Luciano e Tapia. O Vitória, por sua vez, luta para se despedir da competição com um resultado positivo diante de sua torcida.