São Paulo vence e avança como líder na Libertadores

Por: Beatriz Quintino
1 ano atrás em 29 de maio de 2024
Foto: Nelson Almeida/AFP


O São Paulo venceu o Talleres, da Argentina, por 2 a 0 nesta quarta-feira, em duelo válido pela última rodada da Conmebol Libertadores. Com o resultado conquistado no Morumbis, o Tricolor avançou como líder do Grupo B pela primeira vez desde 2010.


 


Precisando de uma vitória simples para ultrapassar os argentinos na tabela, empatados em pontuação mas com a vantagem no saldo de gols, o time de Luis Zubeldía ampliou sua sequência de invencibilidade. Já são dez jogos sem perder. 


 


A sequência começou uma partida anterior a chegada do treinador argentino, desde então, com Zubeldía no comando são sete vitórias e dois empates.


 




Enquanto isso, a vitória inédita do Tricolor contra o time de Córdoba marcou o fim de uma série de 17 jogos sem derrotas do Talleres, que avança às oitavas de final no Pote 2.


 


Além disso, a vitória do São Paulo também marca o centésimo triunfo na história do clube na Conmebol Libertadores.


 


Primeiro tempo 


 


Como uma ‘clássica’ decisão, já era de se esperar um jogo muito pegado. Valendo o topo da tabela, logo nos minutos iniciais da partida o primeiro cartão amarelo foi mostrado ao Welington, do São Paulo, por falta.


 


Na primeira etapa, o São Paulo manteve a maior parte da posse de bola. Conseguindo chegar ao campo de defesa adversária com cruzamentos, mas sem grandes finalizações. A defesa argentina se colocou muito bem para interceptar as decidas são-paulinas.


 


Até que, perto do fim da etapa, Nestor, em uma jogada individual pela esquerda, foi derrubado e o árbitro marcou pênalti para o Tricolor.


 


Lucas pegou para bater e mirou no canto direito para a defesa do goleiro. No entanto, na revisão da cobrança, o árbitro confirmou que Guido Herrera se adiantou e o camisa 7 tricolor teve mais uma oportunidade para tirar o zero do placar.


 


E assim foi feito. Já nos acréscimos, Lucas converteu e marcou o seu primeiro gol na Libertadores, o quarto no ano, todos de pênalti.


 


Segundo tempo


 


Para a segunda etapa não teve muitas mudanças em termos de jogo. Em termos de peças, o destaque ficou para Calleri entrando em campo aos 13 minutos da parcial.


 


Antes disso, aos sete minutos, Luciano ficou pedindo pênalti após cair na área com a bola. O árbitro, no entanto, mandou seguir com a partida.


 


O São Paulo manteve a bola no campo de ataque ao longo da etapa. Mas teve dificuldade de encontrar espaços em meio a marcação do Talleres. Com 19 minutos, Lucas cruzou para Calleri, que ajeitou para Luciano, em posição irregular, finalizar sem perigo.


 


Aos 41 do segundo tempo, o Tricolor teve a chance de matar o resultado. Calleri, cruzou na área, mas viu a bola passar na frente de Michel Araújo, sem goleiro.


 


Nos últimos minutos do tempo regular, Luciano bateu de fora da área para marcar um golaço e consolidar a vitória do São Paulo no Morumbis.


 


Assim, o fim da partida se tornou uma confusão generalizada entre os times e nada mais foi criado.


 


Escalações


 


São Paulo: Rafael, Igor Vinícius, Arboleda, Alan Franco e Welington; Alisson, Bobadilla e Rodrigo Nestor; Lucas, Luciano e Juan. Treinador: Luis Zubeldía


 


Talleres: Guido Herrera; Gastón Benavídez, Miguel Navarro, Lucas Suárez, Kevin Mantilla, Juan Portillo, Camilo Portilla, Depietri, Barticciotto, Ramón Sosa e Girotti. Técnico: Walter Ribonetto.