O São Paulo recebeu o Grêmio no Morumbis, neste sábado, 17, às 21h (de Brasília). O duelo foi válido pela 9ª rodada do Brasileiro Série A.
À beira da zona de rebaixamento, os tricolores precisavam da vitória para respirar na competição. Mas foi o tricolor paulista quem levou a melhor. Em uma partida movimentada, o Grêmio até chegou a sair na frente, com Arezo, mas não resistiu a pressão dos donos da casa. No segundo tempo, o São Paulo garantiu a virada por 2×1, com gols de Arboleda e André Silva.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
Após o resultado, o tricolor paulista se distanciou do Z4 e pulou para a 9ª colocação, com 12 pontos. Em contrapartida, o Grêmio vai terminar a rodada na zona da degola. Com a vitória do Vasco sobre o Fortaleza, o time gaúcho foi para o 17º lugar.
O jogo já começou com o São Paulo assustando. Aos 4 minutos, André Silva recebeu de Oscar e finalizou, mas parou em Tiago Volpi. O tricolor seguiu criando e teve oportunidades com Lucas Ferreira e Luciano, que não conseguiram converter.
Mesmo bem abaixo, o Grêmio aproveiou uma falha de Pablo Maia aos 37 minutos para abrir o placar com um contra-ataque. Monsalve entregou ótima bola para Aravena, que arrancou e bateu com a perna esquerda para dentro do gol de Rafael.
Nos 45 minutos finais não foi diferente. Mesmo com a vantagem, o Grêmio seguiu criando menos e sofrendo uma pressão constante dos donos da casa. Logo aos 48, Enzo Díaz cobrou falta para Arboleda mergulhar e empatar o jogo.
O São Paulo pressionava enquanto o tricolor gaúcho apostava em contra-ataques. Aos 30 minutos, Amuzu arrancou em velocidade e deixou Marlon na cara do gol. Rafael cresceu e salvou o clube paulista.
Aos 33 minutos, Luciano caiu dentro da área após contato com Camilo, e o árbitro apontou para a marca da cal. Após confirmação do VAR, o artilheiro André Silva foi para a bola e marcou o gol de virada do tricolor paulista. Foi o 11º gol do atacante no ano pela equipe.
Com a demora para revisão do lance do pênalti, o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima deu 10 minutos de acréscimo. O Grêmio foi pra cima e, no último lance da partida, a bola sobrou para Wagner Leonardo tentar empurrar para o gol com um carrinho, mas Rafael defendeu e garantiu a vitória do São Paulo.
São Paulo: Rafael; Ferraresi, Arboleda, Sabino e Enzo Díaz; Marcos Antônio (Pablo Maia) (Lucca), Alisson e Oscar; Lucas Ferreira (Cédric), André Silva e Luciano. Técnico: Luis Zubeldía.
Grêmio: Tiago Volpi; João Pedro (Ronald), Jemerson, Wagner Leonardo e Marlon; Dodi, Villasanti (Camilo), Monsalve (Arezo) e Alysson (Pavón); Braithwaite e Aravena (Amuzu). Técnico: Mano Menezes.
As duas equipes voltam a atuar na terça-feira, 20, pela Copa do Brasil. O São Paulo visita o Náutico, às 21h30, após vencer o primeiro jogo por 2×1. Já o Grêmio recebe o CSA, no mesmo horário, e precisa reverter a vantagem de 3×2 que o time alagoano construiu no primeiro jogo.