São Paulo vence o Grêmio e dorme no G4 do Brasileiro

Por: Beatriz Quintino
1 ano atrás em 17 de julho de 2024
Foto: Reprodução / São Paulo FC


O São Paulo venceu o Grêmio, por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (17), pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, em partida realizada no Morumbis.




Com gol de Lucas Moura, ainda na primeira etapa, o Tricolor Paulista soma mais três pontos e dorme dentro do G4. Além disso, o time chega a quarta vitória consecutiva em casa.


Do outro lado, o Tricolor Gaúcho segue sem vencer fora de casa neste Brasileirão. Com 11 pontos, o time continua dentro da zona de rebaixamento, sendo 18° colocado na tabela. 


 


Primeiro Tempo


O primeiro tempo foi de domínio do Tricolor Paulista. O jogo começou com o São Paulo trabalhando bem a bola, com maior posse. 


Assim, antes dos dez minutos, Lucas arriscou um chute de fora da área e marcou o gol. Destaque também a construção da jogada: Ferreira chegou perto da área e levantou a bola, mas Rodrigo Ely a tirou. Alisson pegou o rebote e passou para Lucas, na ponta da grande área. O meia bateu rasteiro, cruzado, no canto do gol para abrir o placar.


Atrás no placar, as poucas chegadas do Grêmio na primeira etapa foram ineficazes. Logo após o gol, Soteldo recebeu perto da área e partiu para cima. Ele cruzou para o meio, mas Rafael saiu do gol e ficou com a bola.


Aos 16 minutos, o Tricolor paulista voltou a aparecer. Arboleda subiu para cabecear após um escanteio. Na sobra da bola, o goleiro Marchesin resvalou, e viu ela bater no travessão.


Sem a posse, o Grêmio pouco incomodou e não pressionava a saída de bola do adversário. Dessa forma, o São Paulo impôs seu jogo. Criou jogadas e chances com Ferreira aos 24 minutos, e cinco minutos depois, Alisson tocou para Bobadilla, que arriscou de longe, criando perigo.


Nos acréscimos, um erro na saída de bola do time da casa deu ao Grêmio sua melhor chance da parcial. Pavón entrou na área pela direita e bateu colocado para a bola passar perto do gol de Rafael.


 


Segundo Tempo


Ao contrário do primeiro tempo, o Grêmio acordou para a segunda etapa. Sua primeira boa chegada foi com Soteldo, que na finalização, chutou para fora.


Destaque do primeiro tempo para o lado paulista, Alisson saiu lesionado aos 6 minutos. 


Aos 15, Arboleda errou na saída, Soteldo tocou para Pavón, que bateu forte, mas viu o goleiro fazer ótima defesa.


O São Paulo tentou se recompor. Aos 18, Wellington Rato mandou para Luciano que bateu de primeira, forte. No entanto, foi a vez de Marchesin salvar o Grêmio.


O time da casa não parou por aí. Em seguida, Rodrigo Nestor bateu de fora da área para mais uma defesa de Marchesin. Galoppo perdeu a terceira chance do São Paulo em um curto espaço de tempo, na cara do gol. O meia bateu cruzado na saída de Marchesin, mas para fora.


A atuação dos goleiros foi um dos destaques da segunda etapa. Aos 38, Soteldo arriscou um chute forte novamente, mas parou em Rafael. Logo em seguida, o São Paulo teve mais uma chance com Wellington Rato dentro da área, mas a finalização fraca foi defendida por Marchesin.


Já nos acréscimos, mostrando a crescida do Grêmio na segunda etapa, Rodrigo Ely teve a chance de deixar tudo igual ao subir sozinho no meio da área. Rafael, mais uma vez, defendeu. Aos 49, foi a vez de André Silva ter a chance de matar o jogo. O jogador limpou a jogada, mas na finalização, bateu para fora. 


Ainda no minuto final Igor Vinicius foi expulso pelo segundo amarelo ao ser advertido por demorar para cobrar o lateral.


Fim de jogo: São Paulo 1 x 0 Grêmio.


 


Escalações


São Paulo: Rafael; Igor Vinícius, Arboleda, Nahuel Ferraresi e Welington; Alisson, Lucas, Bobadilla, Luciano e Ferreirinha; Calleri. Técnico: Luis Zubeldía.


Grêmio: Marchesin; João Pedro, Natã, Rodrigo Ely e Reinaldo; Villasanti, Pepê, Dodi, Soteldo, Everton Galdino e Pavón. Técnico: Renato Gaúcho.