O São Paulo enfrentou o Náutico nesta terça-feira, 20, no Estádio dos Aflitos (PE) e venceu a partida por 2 a 1, garantindo sua vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Os gols foram marcados por Luciano e Rodriguinho para o Tricolor e por Hélio Borges para os mandantes.
Escalações
Náutico: Muriel, Arnaldo (Marcos Ytalo), Rayan, Carlinhos e Igor; Marco Antônio (Hélio Borges), Auremir (Igor Pereira) e Patrick Allan (Thalissinho); Marco (expulso), Kelvin (Caio Vitor) e Bruno Mezenga.
Treinador: Hélio dos Anjos.
São Paulo: Rafael, Ferraresi (expulso), Arboleda, Alan Franco e Enzo Díaz; Alisson (Pablo Maia), Oscar, Cédric (Ruan Tressoldi) e Lucas Ferreira (Rodriguinho); Luciano (Bobadilla) e André Silva (Ryan Francisco).
Treinador: Luis Zubeldía.
Primeiro tempo
A partida começou com um ritmo bastante intenso, principalmente por parte do São Paulo, que dominou as ações com a bola.
Aos 2 minutos, em arrancada de Lucas Ferreira pela esquerda, saiu a primeira grande oportunidade. O garoto de Cotia invadiu a área e chutou cruzado, parando em importante defesa de Muriel.
Até que, aos 4 minutos, em cobrança de escanteio, o Tricolor abriu o placar. Aproveitando o ótimo cruzamento de Oscar, Luciano subiu mais alto que os dois zagueiros do Náutico e testou de cabeça para o gol, sem chance para o goleiro.
Quando não parecia que poderia piorar para o Náutico, Marco, camisa número 30, deu uma entrada dura em Cédric Soares e foi expulso pelo árbitro Jonathan Benkenstein Pinheiro, após revisão no VAR. O Timbu ficou com um atleta a menos em campo para o restante da partida.
Porém, aos 20 minutos, o número de jogadores para cada lado voltou a ficar igual. Ferraresi deu um carrinho com as duas pernas no lateral-esquerdo Igor e também foi expulso após revisão no VAR.
A equipe do Morumbi voltou a assustar com André Silva em tentativa de fora da área, mas Muriel fez a defesa no meio do gol.
Na reta final da primeira etapa, Lucas Ferreira voltou a levar perigo em lance parecido com o do início da partida e novamente foi impedido de marcar pelo goleiro do Timbu.
Enquanto isso, o Náutico tentou chegar em finalizações de média distância, escanteios e investidas com Bruno Mezenga, mas sem grande impacto. Assim, terminou 1 a 0 para os paulistas nos primeiros 45 minutos.
Segundo tempo
Na volta dos vestiários, os mandantes retornaram mais ligados e com maior volume no ataque, principalmente acionando Thalissinho, que entrou no lugar de Patrick Allan.
O São Paulo, por sua vez, teve a chance de matar a partida aos 22 minutos, em jogada de Cédric, que cruzou para o artilheiro André Silva dentro da pequena área, mas o centroavante isolou mesmo com o goleiro já vencido no lance.
Até que, aos 29 minutos, o Tricolor aumentou a vantagem. Enzo Díaz acionou Ryan Francisco, que parou na boa saída de Muriel, mas Rodriguinho aproveitou o rebote de fora da área e anotou um belo gol, marcando o segundo da equipe.
Aos 37 minutos, Hélio Borges ainda diminuiu o placar para os pernambucanos, aproveitando a sobra do escanteio na segunda trave. O atacante teve a primeira tentativa frustrada pela defesa de Rafael, mas, na sobra, estufou as redes.
No final, o São Paulo retomou as rédeas da partida, quase aumentou a vantagem, novamante, com Rodriguinho e saiu classificado com 2 a 1 no placar de hoje e 4 a 2 no agregado.
Próximos compromissos
O Náutico enfrentará a Ponte Preta no próximo sábado, 24, às 17h (horário de Brasília), no Estádio dos Aflitos, pelo Campeonato Brasileiro Série C.
Já o São Paulo jogará contra o Mirassol, também no sábado, 24, às 18h30 (horário de Brasília), no Morumbis, pelo Brasileirão.