São Paulo vence por 2×0 e se classifica na Libertadores

Por: tsp
1 ano atrás em 22 de agosto de 2024
Foto: Instagram/@libertadoresbr


Na noite desta quinta-feira (22), com início às 19h, o São Paulo recebeu o Nacional-URU pelas oitavas de final da Conmebol Libertadores, no MorumBIS. Com uma vitória por 2×0, o Tricolor Paulista garantiu a classificação para as quartas de final, onde enfrentará o Botafogo-RJ.


Foto: Janiel Santos


PRIMEIRO TEMPO


O São Paulo iniciou a partida de forma semelhante ao jogo de ida, com posse de bola, mas sem grande efetividade. As trocas de passes visavam, principalmente, os laterais para cruzamentos, mostrando poucas alternativas diante da linha de cinco do Nacional-URU. Contudo, em uma jogada mais inteligente, Bobadilla conseguiu abrir o placar. Ele acertou um chute no ângulo do goleiro panamenho, levando a torcida tricolor à loucura.


Mesmo após o gol, o São Paulo continuou pressionando, mas com mais calma nas trocas de passe, buscando controlar melhor o jogo. A equipe visitante não criou boas chances, e a falta de criatividade foi evidente. Embora o São Paulo tenha dado a impressão de exercer grande pressão e controle sobre a partida, na realidade, foi mais uma insistência constante do que um domínio efetivo no primeiro tempo. No entanto, não se pode tirar o mérito do Tricolor por ir para o intervalo com a vantagem no placar, pois conseguiu furar a retranca do clube uruguaio.


SEGUNDO TEMPO


No início da segunda etapa, o São Paulo ampliou a vantagem, fazendo 2×0 com um gol de cabeça do centroavante Calleri, após um belo cruzamento de Wellington Rato. O Tricolor manteve a posse de bola e o controle do jogo até cerca dos 10 a 15 minutos do segundo tempo, quando o Nacional-URU começou a ter suas chances. Houve finalizações para fora e defesas importantes de Rafael, como em uma cobrança de falta de Nico López, que entrou no jogo e deu mais qualidade ao ataque uruguaio.


Um momento preocupante ocorreu quando Juan Izquierdo, que entrou no lugar de Coates, caiu em campo e precisou sair de ambulância. A arbitragem considerou que o jogador teve uma convulsão, e ele foi aplaudido pelos torcedores são-paulinos ao deixar o campo. Após esse episódio, que aconteceu por volta dos 40 minutos, o jogo esfriou, possivelmente devido à preocupação dos jogadores uruguaios com a situação do companheiro. Depois de 15 minutos de acréscimos, a partida chegou ao fim, com o Tricolor Paulista avançando para as quartas de final da competição.




ESCALAÇÕES


São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Alan Franco, Wellington; Luiz Gustavo, Bobadilla, Lucas Moura, Wellington Rato, Luciano; Calleri.


Nacional-URU: Luis Mejía; Lozano, Coates, Polenta, Gabriel Báez; Christian Oliva, Sanabria, Alexis Castro; Galeano, Zabala, Bentancourt.