Assine o Paulistão - HBO MAX | UOL PLAYAssine o Paulistão - HBO MAX | UOL PLAY

São Paulo vence rebaixada Ponte Preta e avança no Paulistão

Tricolor bate Macaca fora de casa e garante classificação para quartas de final do Paulistão A1

Por: Vinícios Cotrim
7 horas atrás em 15 de fevereiro de 2026
Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC

Ponte Preta e São Paulo se enfrentaram na noite deste domingo, 15, pela última rodada da primeira fase do Paulistão A1. O confronto aconteceu no Estádio Moisés Lucarelli, o Majestoso, que recebeu a partida com a Macaca já rebaixada, enquanto o Tricolor buscava a classificação para o mata-mata. O placar final foi 2 a 1 para o clube do Morumbi.

Com o resultado, o Tricolor Paulista enfrenta o Red Bull Bragantino nas quartas de final do estadual. A Ponte Preta encerra a edição do Paulistão como lanterna e jogará a divisão de acesso em 2027.

Escalações

Ponte Preta: Diogo Silva; Pacheco, David Braz (Miguel), Lucas Cunha, Juan Rodrigues e Kevyson (Jean Carlos); Bryan Borges, Diego Leão (Júlio) e Rodrigo Souza (Rômulo); Luis Felipe (Damião) e Diego Tavares. Técnico: Marcelo Fernandes.

São Paulo: Rafael; Lucas Ramon, Alan Franco, Sabino e Enzo Díaz (Wendell); Marcos Antônio (Luan), Pablo Maia, Danielzinho e Lucas Moura (Lucca); Luciano (Pedro Ferreira) e Calleri (Tapia). Técnico: Hernán Crespo.

Primeiro tempo

O São Paulo iniciou o confronto dando a impressão de que dominaria com facilidade a rebaixada Ponte Preta, carimbando o travessão com Sabino logo aos dois minutos. No entanto, o ímpeto inicial foi um falso alarme: o time comandado por Hernán Crespo encontrou um ferrolho defensivo e teve dificuldades severas para infiltrar, vendo a Macaca equilibrar as ações e assustar com um chute de Juan Rodrigues.

O alívio tricolor só veio aos 38 minutos, quando Lucas Ramon protagonizou uma bela tabela com Luciano, saiu cara a cara com o goleiro Diogo Silva e finalizou com precisão no canto esquerdo. O gol trouxe a calma necessária para a equipe, que naquele momento já garantia a pontuação suficiente para carimbar o passaporte para as quartas de final da competição.

A vantagem poderia ter sido ainda mais confortável antes do intervalo, mas o preciosismo custou caro em um lance inacreditável. Luciano recebeu livre frente a frente com o arqueiro da Ponte e tentou uma finalização de “cavada”, mas errou o alvo e desperdiçou a chance clara. Apesar do erro, o São Paulo desceu para o vestiário com a vitória parcial e a vaga momentânea garantida.

Segundo tempo

O início da etapa final foi frenético. Logo no primeiro minuto, Jonathan Calleri foi acionado em lançamento do zagueiro Sabino, entrou na área e bateu cruzado em direção ao gol. O camisa 9 ainda contou com desvio no marcador e superou o goleiro Diogo Silva.

Cinco minutos depois, a Ponte Preta diminuiu com Bryan Borges. Diego Tavares fez boa jogada pela lateral do campo e cruzou na segunda trave, mas não encontrou ninguém. A bola sobrou para o defensor, que teve tempo para dominar e encher o pé para colocar a Macaca de volta ao jogo.

O confronto ficou ‘lá e cá’ depois dos gols marcados no início da etapa final, mas sem efetividade para seguir a toada de redes balançadas. Os treinadores passaram a fazer alterações por questão de fôlego, principalmente o São Paulo, que administrou a vantagem no placar.