São Paulo vence Vasco da Gama em duelo por vaga na Libertadores

Tricolor vence o Vasco por 2 a 0 em São Januário, chega à segunda vitória consecutiva e se aproxima da maior competição continental da América

Por: Pedro César Lélis
10 horas atrás em 2 de novembro de 2025
Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC



O São Paulo conquistou uma vitória fundamental neste domingo, 02, ao derrotar o Vasco por 2 a 0 em São Januário, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado encerrou a sequência de quatro triunfos consecutivos do time carioca e marcou o segundo triunfo seguido do Tricolor, que volta a se aproximar da zona de classificação para a CONMEBOL Libertadores.







Os gols do time paulista foram marcados por Lucas Moura, de pênalti, aos 51 minutos do primeiro tempo, e Luiz Gustavo, aos 41 da etapa final. Mesmo sem apresentar grande desempenho, o São Paulo foi eficiente e aproveitou as falhas defensivas do adversário para sair de campo com os três pontos.





Escalações





Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta, Robert Renan e Lucas Piton; Barros, Tchê Tchê e Philippe Coutinho; Nuno Moreira, Vegetti e Rayan. Treinador: Fernando Diniz.





São Paulo: Rafael; Ferraresi, Arboleda e Alan Franco; Maílton, Pablo Maia, Bobadilla, Marcos Antônio e Enzo Díaz; Lucas Moura e Tapia. Treinador: Hernán Crespo.





Primeiro tempo





O Vasco começou melhor, empurrado pela torcida e com mais volume de jogo. O time de Fernando Diniz criou boas oportunidades, principalmente com Rayan, que acertou a trave. O goleiro Rafael também precisou trabalhar em finalizações perigosas. O São Paulo, por outro lado, encontrou dificuldades na criação, mas quase abriu o placar em chance de Tapia que parou em Léo Jardim.





Nos acréscimos, o Tricolor encontrou o gol. Após escanteio, Paulo Henrique agarrou Arboleda dentro da área, e o árbitro, após revisar o lance no VAR, marcou pênalti. Lucas Moura cobrou com precisão e colocou o São Paulo em vantagem antes do intervalo.





Segundo tempo





Atrás no placar, o Vasco se lançou ao ataque e dominou as ações ofensivas. O time carioca manteve a posse de bola e buscou o empate de forma insistente, mas esbarrou na forte marcação do São Paulo. Diniz apostou em mais atacantes para aumentar a pressão, mas a defesa tricolor resistiu bem.





O São Paulo, mais recuado, explorava os contra-ataques. Rigoni teve a chance de definir o jogo, mas desperdiçou. Pouco depois, Ferreirinha fez grande jogada pela esquerda e cruzou para Luiz Gustavo cabecear e ampliar o placar, garantindo a vitória fora de casa.





Próximo compromisso





Sem o MorumBis, que está sendo utilizado para eventos, o São Paulo mandará sua próxima partida na Vila Belmiro, contra o Flamengo, na quarta-feira, 05, às 21h30. O Vasco volta a campo no mesmo dia, às 19h30, para enfrentar o Botafogo no clássico carioca no Estádio Nilton Santos.