Henrique Carmo, atacante de 18 anos, deixa o Tricolor após 11 anos em Cotia e assina por três temporadas com o CSKA Moscou
O São Paulo confirmou a venda de Henrique Carmo para o CSKA Moscou, da Rússia. A transação rendeu 6 milhões de euros fixos, aproximadamente R$ 38 milhões, com possibilidade de acréscimo de 1 milhão em metas de desempenho. O clube brasileiro ainda preservou 25% dos direitos econômicos do atleta para futuras negociações.
O jogador embarcou na madrugada desta terça-feira para Moscou, onde realizará exames médicos antes de firmar contrato de três anos. Cria de Cotia, Henrique tinha vínculo com o Tricolor até 2028, renovado no início da temporada.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
No adeus, o atacante falou com emoção sobre sua trajetória no clube e sobre a chance de jogar na Europa:
“Foram 11 anos de muito aprendizado aqui. Sou muito grato ao São Paulo, que foi minha casa. Conversei com o presidente Júlio e o diretor Belmonte, pedi para ser negociado porque esse sempre foi meu sonho. Agora estou podendo realizá-lo”, declarou.
Mesmo integrado ao elenco principal, Henrique disputou partidas pelo sub-20 em 2025 para ganhar ritmo de jogo. Na última sexta-feira, atuou no empate por 2 a 2 contra o Grêmio Mauaense, pelo Campeonato Paulista da categoria.
O jovem também participou da campanha que levou o São Paulo às quartas de final da Libertadores e já vinha sendo monitorado por clubes europeus. Antes do acordo com os russos, o Tricolor recusou um empréstimo com opção de compra do PSV, da Holanda, e já havia rejeitado proposta do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, em 2024.