São Paulo visita o Grêmio e perde pelo Brasileirão

O tricolor paulista saiu derrotado por 2x0 na Arena do Grêmio.

Por: Kayky Amaral
23 horas atrás em 16 de outubro de 2025
Foto: Rubens Chiri/SPFC



O São Paulo de Hernán Crespo visitou o Grêmio de Mano Menezes na noite desta quinta-feira, 16, pela 28° rodada do Brasileiro Série A. O tricolor paulista saiu derrotado pelo tricolor gaúcho, que venceu por 2×0 diante da sua torcida, com dois gols de Carlos Vinícius, centroavante da equipe.





Com este resultado, o soberano permanece distante da zona de classificação para a Libertadores de 2026, ficando na 8° colocação. E o Grêmio, que venceu o São Paulo, fica a dois pontos do time paulista na tabela.





ESCALAÇÕES





Grêmio: Gabriel Grando; Marcos Rocha, Noriega, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Dodi e Arthur (Gustavo Martins); Alysson (Pavón), Edenílson (Cuéllar) e Amuzu (Franco Cristaldo); Carlos Vinícius (Cristian Olivera).
Técnico: Mano Menezes





São Paulo: Rafael; Alan Franco, Arboleda e Sabino; Maílton, Marcos Antônio, Alisson e Wendell (Patryck); Rodriguinho (Ferreirinha); Luciano (Rigoni) e Tapia (Luiz Gustavo).
Técnico: Hernán Crespo





PRIMEIRO TEMPO





O primeiro tempo foi equilibrado, mas com o Grêmio aproveitando melhor suas oportunidades. A partida começou com poucas chances claras, e o time gaúcho foi o primeiro a arriscar, em chute de longe de Amuzu, defendido por Rafael. O São Paulo respondeu com Tapia, que finalizou por cima, mas o jogo seguia truncado, com muita disputa no meio-campo e poucas infiltrações nas áreas.





Aos 27 minutos, Tapia voltou a aparecer e quase abriu o placar para o Tricolor paulista. O meia recebeu na entrada da área e bateu colocado, raspando a trave de Gabriel Grando. O lance acordou o Grêmio, que cresceu no jogo e passou a levar mais perigo. Pavón fez boa jogada pela direita e obrigou Rafael a grande defesa. Na sequência, Wagner Leonardo cabeceou firme e viu novamente o goleiro são-paulino salvar.







Apesar das boas intervenções de Rafael, o Grêmio conseguiu abrir o placar ainda na etapa inicial. Amuzu arriscou de fora da área, e Carlos Vinicius se antecipou à marcação para desviar e mandar para o fundo das redes. O gol premiou a eficiência gremista, que foi para o intervalo em vantagem mesmo com menor posse de bola. Placar do primeiro tempo: São Paulo 0x1 Grêmio.





SEGUNDO TEMPO





O segundo tempo começou com o Grêmio mantendo o bom momento da etapa inicial e rapidamente ampliando sua vantagem. Logo aos 3 minutos, Edenilson fez grande jogada individual, driblando dois marcadores e obrigando Rafael a fazer firme defesa. Pouco depois, o meia voltou a ser protagonista: aos 7 minutos, caiu dentro da área após dividida com Sabino, e o árbitro inicialmente mandou seguir. No entanto, após revisão do VAR, o pênalti foi confirmado. Na cobrança, Carlos Vinicius bateu com categoria, deslocando o goleiro e marcando o segundo gol gremista.





Embalado pelo bom início, o Grêmio quase fez o terceiro. Amuzu puxou rápido contra-ataque e serviu Edenilson, que cortou o marcador e finalizou rente à trave. O São Paulo tentou reagir, mas esbarrou na forte marcação e nas boas defesas de Gabriel Grando. Luciano teve boa oportunidade aos 22 minutos, mas chutou fraco, facilitando o trabalho do goleiro gremista.





Com o passar do tempo, o Grêmio passou a administrar o resultado e apostar em transições rápidas. Ferreira e Marcos Antônio ainda criaram boa jogada pela esquerda, enquanto Pavón quase ampliou ao servir Cristaldo, que parou em grande defesa de Rafael. Já nos acréscimos, Cristian Olivera desperdiçou ótima chance de deixar o placar mais elástico ao errar o passe final. O apito final confirmou a vitória consistente do Grêmio, que mostrou eficiência, solidez e controle durante toda a segunda etapa.





PRÓXIMO COMPROMISSO





O São Paulo enfrenta o Mirassol na próxima rodada, no Maião, casa do Leão. O clube treinado por Rafael Guanaes está no G4 do Brasileiro Série A, indo direto para a Libertadores neste momento. O jogo será no dia 19/10, às 18h30 (horário de Brasília), válido pela 29° rodada do campeonato nacional.