Titular absoluto da Ponte Preta no início da temporada, com o treinador João Brigatti, Luís Haquin completa um mês sem jogar neste 1º de agosto. O boliviano esteve na Copa América e, por isso, perdeu cerca de um mês dos compromissos ponte pretanos na Série B. Essa ausência custou uma observação melhor de Nelsinho Baptista e comissão técnica, que vem preterindo o jogador na posição de zagueiro.
O último jogo realizado por Haquin foi pela seleção da Bolívia, no dia 1º de julho. Dias depois, ele se reapresentou na Macaca, mas não reconquistou uma vaga entre os titulares. Mesmo estando bem fisicamente, ele não foi relacionado para os últimos cinco jogos da Ponte Preta, contra Brusque, Mirassol, Paysandu, Vila Nova e Sport. De acordo com o GE, porém, ele segue nos planos do clube para a temporada.
O zagueiro boliviano pode aparecer entre os relacionados nesta última rodada do primeiro turno, em duelo contra o Avaí. A parida está marcada para acontecer no domingo, dia 5 de agosto, no Moisés Lucarelli. Mateus Silva, titular frequentemente, está suspenso e por isso deve abrir espaço para Haquin. Caso seja relacionado, ele volta a estar disponível pela primeira vez desde o dia 26 de maio, antes de se concentrar com a delegação da Bolívia.