Nesta quinta-feira (31), o Corinthians encara o Racing-ARG, às 21h30 (de Brasília), no Estádio El Cilindro, em um confronto que vai muito além de uma semifinal da Copa Sul-Americana. Após o empate em 2 a 2 na partida de ida, o Timão precisa vencer para assegurar uma vaga na grande final do torneio, enquanto outro empate levaria a decisão para os pênaltis.
No entanto, o duelo pode representar um divisor de águas para a temporada de 2025, pois em caso de eliminação, o Timão perde sua chance de se classificar para a Copa do Brasil do próximo ano. A importância da Sul-Americana é ainda maior pela situação delicada do Corinthians nas competições nacionais.
A equipe foi eliminada na primeira fase do Paulistão, ficando apenas com a 11ª colocação geral. Assim, não conquistou a vaga para a Copa do Brasil, que foi assegurada pelos semifinalistas e pelo 5° colocado do estadual (Palmeiras, Santos, Red Bull Bragantino, Novorizontino e São Paulo). Desta forma, para voltar à copa nacional, o Alvinegro precisa estar na Libertadores de 2025. E para garantir essa vaga continental, o caminho mais direto é vencer a Sula.
No Campeonato Brasileiro, o clube luta contra o rebaixamento e com poucas rodadas restantes, chegar ao G6 ou G8 (se tiver), se torna praticamente impossível. A ausência na Copa do Brasil seria financeiramente desastrosa para o Corinthians, que deixaria de contar com a premiação significativa do torneio.
Além da questão econômica, um título da Copa Sul-Americana também daria uma importante motivação ao elenco e à torcida, encerrando uma temporada difícil com uma conquista e renovando as esperanças para o próximo ano.