Aposte na bet nacionalAposte na bet nacional

De campeão a acesso inédito: veja a última participação na A3 dos semifinalistas do Paulistão A4

Por: Alan Favaron
1 ano atrás em 19 de abril de 2024
Francana, Rio Branco, SKA Brasil e XV de Jaú estão a um passo de retornar à Série A3 do Paulista. As equipes disputam as semifinais em busca do acesso à terceira divisão do estado.

Histórico dos clubes na Paulistão A3:


Francana

[caption id="attachment_369741" align="alignnone" width="300"] Foto: Reprodução/Francana[/caption]

  • Participações: 10

  • Última participação: 2015


A Veterana eliminou o União Barbarense e se colocou a apenas dois jogos do acesso. A equipe de Franca avançou para o mata-mata com a segunda melhor campanha da primeira fase do Paulista A4.

Sua última participação na A3 foi em 2015. Com uma campanha decepcionante, o clube conquistou apenas uma vitória em 19 rodadas e terminou na última colocação com 6 pontos, sete a menos que o Sertãozinho, que foi o vice-lanterna.
Rio Branco

[caption id="attachment_369740" align="alignnone" width="300"] Foto: Danilo Henrique/Rio Branco[/caption]

  • Participações: 3

  • Última participação: 2018

  • Campeão da A3 em 2012


O Tigre eliminou o Taquaritinga nas quartas de final. O time de Americana avançou para o mata-mata em 6º lugar na classificação geral da primeira fase do Paulista A4.

A última vez que o Rio Branco jogou na Série A3 foi em 2018. Com uma campanha que terminou em 15º lugar, sendo o primeiro time dentro da zona de rebaixamento. O Tigre até teve chance de escapar na última rodada, porém o péssimo início de campeonato, onde perdeu cinco dos primeiros sete jogos, pesou e a equipe não conseguiu escapar da queda.
XV de Jaú

[caption id="attachment_369743" align="alignnone" width="300"] Foto: Eder B. Martins/XV de Jaú[/caption]

  • Participações: 13

  • Última participação: 2012


O Galo da Comarca eliminou o Barretos na fase anterior. O time de Jaú avançou para o mata-mata em 5º lugar na classificação geral da primeira fase do Paulista A4.

O XV de Jaú não disputa a terceira divisão desde 2012. Na ocasião, o clube contratou o ex-corintiano Finazzi para a competição. Porém, teve um início catastrófico. O time não venceu nenhuma partida nas nove primeiras rodadas. O XV teve chance de escapar da queda na última rodada, precisava vencer o já rebaixado Taboão da Serra. O XV chegou a abrir 2 a 0, mas tomou a virada no final do jogo e foi rebaixado.
SKA Brasil

[caption id="attachment_369742" align="alignnone" width="300"] Foto: sportfotos10/SKA Brasil[/caption]

  • Participações: 0

  • Última participação: Nunca participou


O time é o caçula dessa decisão, fundado em 2019, a equipe de Santana de Parnaíba busca o acesso inédito para a Série A3 do Paulista. O clube foi fundado por Edmilson, pentacampeão do mundo com a Seleção Brasileira de 2002, que é Sócio Fundador e Presidente do clube.

O SKA eliminou o São-Carlense nas quartas de final. A equipe chegou até a segunda fase depois de ficar em 7º lugar e ter uma reação incrível. O SKA Brasil somou apenas 4 pontos nas primeiras 8 rodadas da competição e parecia que iria brigar para não cair, porém, conseguiu uma arrancada espetacular com 6 vitórias e 1 empate em 7 jogos, assim conseguiu ficar no G8 ao fim da primeira fase.