Sérgio Guedes é apresentado na Briosa e fala de plenajemento

Técnico retorna à Portuguesa Santista para liderar o time na Série A3 e retomar o sonho do acesso

Por: Lucas Soares
4 horas atrás em 4 de outubro de 2025
Foto: Douglas Teixeira/Agência Briosa


A Portuguesa Santista oficializou durante esta semana, o retorno de um velho conhecido. Sérgio Guedes foi apresentado como técnico da Briosa para a disputa da Série A3 do Campeonato Paulista de 2026.


Esta será a quarta passagem de Guedes pelo clube rubro-verde, onde já deixou marcas importantes. A mais recente aconteceu em 2023, quando comandou a conquista histórica da Copa Paulista e quase levou a equipe de volta à elite estadual no ano seguinte.


Durante a sua apresentação, o treinador destacou que já trabalha dentro de um planejamento financeiro alinhado com a diretoria, mas confia na força do projeto e na tradição da Portuguesa Santista.



Temos um orçamento e estamos andando nele, acho que é suficiente. Sempre esperamos um ativo, porque às vezes o mercado te dá um bom nome. Temos o projeto de brigar na parte de cima da tabela. Apesar de não termos o melhor time da competição, temos camisa, conteúdo, profissionais e uma retaguarda necessárias para deixar as coisas em dia”, afirma o técnico.



Guedes também mostrou otimismo com a possibilidade de novos patrocinadores ampliarem as condições do clube no mercado.



Gradativamente acho que as coisas vão acontecer. Penso que vai haver parceiros, que gradativamente vão trazer pessoas que gostam do clube e que querem visibilidade. Acho que o clube vai oferecer isso”, espera o treinador.



Além do lado esportivo, a volta do técnico carrega um componente pessoal de superação. Em 2024, pouco depois da eliminação da Briosa na Série A2, Guedes sofreu um infarto e precisou passar por um cateterismo. Recuperado, ele garante estar pronto para um novo ciclo.



Me encontro bem. Imagino que o desgaste e o estresse, às vezes, é tão grande que você acaba catalisando muita coisa além daquilo que você já tem como função”, conclui.



Com o retorno do treinador e uma nova estrutura de trabalho, a Portuguesa Santista busca reconstruir o caminho rumo ao acesso, agora sob o comando de um velho ídolo do banco de reservas.