Aposte na bet nacionalAposte na bet nacional

Série A1: lembre maiores marcadores em uma edição desde 2000

Por: André Victor Lima e Silva
7 meses atrás em 9 de janeiro de 2025
Miguel Schincariol / AFP
Com a estreia do Campeonato Paulista muito próxima, vamos relembrar os maiores artilheiros em uma única edição do torneio desde 2000. Entre verdadeiros homem-gol já aposentados e o craque Neymar, vejamos os nove grandes marcadores em um ano de Paulistão. Segue a lista:

 

9º - Alex Mineiro - Palmeiras - 15 gols (2008)


[caption id="" align="alignnone" width="960"]Alex Mineiro bate recorde pessoal na 1ª temporada no Palmeiras Foto: Reuters[/caption]

O Palmeiras quebrou um longo jejum ao ser campeão paulista em 2008, batendo a Ponte Preta na final. No time que tinha como seu grande destaque o chileno Valdívia, Alex Mineiro foi o grande artilheiro.



8º - Ricardo Bueno - Oeste - 16 gols (2010)


[caption id="" align="aligncenter" width="427"]OESTE DE ITAPOLIS X CORINTHIANS - Ricardo Bueno e Paulo André em um lance da partida realizada esta tarde no estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara, válida pelo Campeonato Paulista 2010 Foto: Acervo LANCE![/caption]

Ainda em atividade, atualmente no América de Natal, Ricardo Bueno brilhou ainda aos 22 anos no Oeste. Apesar da campanha mediana da equipe, que nem foi ao mata-mata, ganhou uma transferência para o Atlético Mineiro. Chegou a defender o Palmeiras no ano seguinte.



7º Pedrão - Grêmio Barueri -16 gols (2009)


[caption id="" align="aligncenter" width="395"]Barueri, o time a ser batido | Impedimento Foto: Acervo LANCE![/caption]

 

Pedrão foi um dos grandes símbolos do Barueri que viveu grande ascensão no final dos anos 2000. Formando dupla de ataque com Val Baiano, chamou atenção de todo o país já aos 31 anos ao liderar o Paulistão em gols numa edição que contava com Ronaldo, Washington e mais craques.

 


6º Washington - Ponte Preta -16 gols (2001)



[caption id="" align="aligncenter" width="640"] Foto: Acervo / Gazeta Press[/caption]

 

O "Coração Valente" cansou de fazer gols no futebol brasileiro e no Paulistão não foi diferente. Fez incríveis 83 gols em 96 jogos pela Macaca, com ainda mais impressionantes 45 gols em 49 jogos em 2001. Na campanha que parou na semifinal do Paulistão (campeão foi o Corinthians), Washington foi o grande destaque e esteve inclusive na Copa das Confederações de 2001 pela Seleção Brasileira.



5º Finazzi - América -17 gols (2005)


[caption id="" align="aligncenter" width="349"]Em casa”, atacante Finazzi terá torcida especial - Furacao.com Foto: Divulgação[/caption]

 

Lembrado pelo torcedor do Corinthians por fazer parte do time rebaixado para a Série B do Brasileirão em 2007, Finazzi foi grande destaque do América de Rio Preto em 2005. Balançou as vezes 17 vezes em 19 jogos no Paulistão daquele ano e rodou alguns clubes até acabar no Corinthians. Sempre fez gols por onde passou, até o rebaixamento.



4º Alex Alves - Juventus -17 gols (2002)


 

[caption id="" align="aligncenter" width="512"]Juventus anuncia Alex Alves como o novo treinador – Gazeta da Mooca Divulgação / Juventus[/caption]

 

O artilheiro iniciou e finalizou a sua carreira no Juventus da Mooca. Fez sua grande apresentação em 2002, quando fez os mesmos 17 gols em 19 jogos de Finazzi. Ainda brilhou pela Portuguesa e pelo Botafogo antes de retornar ao Moleque Travesso para encerrar sua trajetória em 2010. Atualmente como treinador, comandou a equipe da capital por três longos anos entre 2018 e 2020.

 


3º França - São Paulo -18 gols (2000)


 

[caption id="" align="aligncenter" width="649"]França - Que fim levou? - Terceiro Tempo Foto: Acervo / Gazeta Press[/caption]

 

Um dos grandes artilheiros e ídolos da história do São Paulo, França liderou o Tricolor para o título paulista de 2000. Além de 18 gols em 17 partidas (média superior a um gol por jogo) na edição, marcou o gol da vitória no jogo de ida da final do torneio por 1 a 0 na Vila Belmiro. Ao todo, fez 171 gols em 306 jogos pelo time do MorumBIS.



2º Nilmar - Corinthians -18 gols (2006)


Nilmar, ex-jogador do Corinthians


 

O atacante chegou no Corinthians por empréstimo do Lyon em 2005 e jogou muito na campanha do título brasileiro do mesmo ano. O Timão o comprou em definitivo para que ele seguisse no Parque São Jorge e ele já entregou o esperado logo no seu primeiro torneio. O ponta de lança fez absurdos 18 gols em 14 partidas na competição em campanha medíocre do alvinegro.



1º Neymar - Santos - 20 gols (2012)


[caption id="" align="alignnone" width="1086"]Neymar em ação pelo Santos na Libertadores de 2012: venda do atacante envolveu 'influência' de terceiros Foto: Miguel Schincariol / AFP Foto: Miguel Schincariol / AFP[/caption]

Depois do título da Copa Libertadores de 2011, no ano seguinte, vimos aquele que foi o auge de Neymar no futebol brasileiro. O Menino de Vila já era um dos grandes jogadores do planeta e principal jogador da seleção nacional, brilhando no Paulistão. Foram 20 gols e 8 assistências em apenas 16 duelos na edição, números assustadores para um garoto de 20 anos.

Fez gol nas quartas de final, três gols contra o São Paulo na semifinal e dois gols tanto no jogo de ida quanto na partida de volta da grande final da competição contra o Guarani. Foi a maior apresentação que o Paulistão viu no futebol moderno.