A última rodada da do Campeonato Brasileiro Série B foi concluída no último final de semana, e agora um grupo seleto de times está mais próximo de garantir o acesso à divisão de elite do futebol nacional, enquanto outros lutam para fugir do fantasma da Série C.
De acordo com informações fornecidas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o líder da competição, Vitória, é a equipe que possui as maiores probabilidades de ascender à Série A, com uma chance estimada de 95,2%.
Depois do Leão da Barra, começa a surgir os paulistas no cenário do acesso. De maneira curiosa, as equipes que ocupam o terceiro e quarto lugares na tabela de classificação, Juventude e Guarani, têm maiores chances de promoção em comparação ao vice-líder, Sport. Conforme o estudo, o time gaúcho tem uma probabilidade de 71,6% de subir para a Série A, enquanto a equipe de Campinas é avaliada em 65,3%. O clube nordestino, por sua vez, possui uma probabilidade de 62%.
Na sequência da lista, o Novorizontino surge com uma probabilidade de 45,1% de garantir sua promoção. O Atlético-GO com 30,5% de chances e o Criciúma com uma probabilidade de 13,3% aparecem na frente do paulista Mirassol, que tem 7% de chance de classificação, e do Botafogo de Ribeirão Preto que, por mais que remotamente, ainda tem chances de acesso, com 0,023%.
Perseguindo os paulistas nessa, temos o CRB, Vila Nova e Ceará com chances estimadas de 4,7%, 4,6% e 0,58% respectivamente.
Por outro lado, segundo a UFMG, equipes como Ituano e Ponte Preta não têm mais possibilidades de ficar com uma das vagas para a Série A, se juntando a ABC, Avaí, Chapecoense, Londrina, Sampaio Corrêa e Tombense que também estão estatisticamente fora da briga.
A próxima rodada da Série B do Brasileirão, a 31ª rodada, está prestes a começar, com dez jogos programados para acontecer entre terça-feira, dia 3, e segunda-feira da próxima semana, dia 9.
Abaixo estão os jogos programados para esta rodada, com destaque para os paulistas:
- Mirassol x Londrina – 3 de outubro, às 19h30
- Chapecoense x ABC – 5 de outubro, às 19h15
- Atlético-GO x Ituano – 6 de outubro, às 21h30
- CRB x Ceará – 6 de outubro, às 21h30
- Tombense x Juventude – 7 de outubro, às 15h30
- Botafogo-SP x Avaí – 7 de outubro, às 17h
- Sampaio Corrêa x Novorizontino – 7 de outubro, às 17h
- Guarani x Vila Nova – 7 de outubro, às 18h
- Criciúma x Vitória – 8 de outubro, às 18h
- Sport x Ponte Preta – 9 de outubro, às 20h