Com o encerramento da Série A do Campeonato Brasileiro, os participantes das divisões do futebol brasileiro para 2025 estão definidos. Na Série B, apenas três dos 20 clubes que buscarão o acesso à elite nacional serão paulistas.
Novorizontino, Botafogo-SP e Ferroviária são os representantes de São Paulo na segunda divisão de 2025. O Red Bull Bragantino poderia ter ampliado esse número, mas garantiu sua permanência na Série A na última rodada, disputada neste domingo (8).
Em 2024, a Série B contou com sete clubes paulistas, o maior número dos últimos 13 anos, representando mais de um terço da competição. No entanto, três foram rebaixados (Guarani, Ponte Preta e Ituano) e dois subiram para a Série A (Santos e Mirassol).
Enquanto Novorizontino e Botafogo-SP se mantiveram na segundona, a Ferroviária conquistou o acesso ao sair da Série C, retornando à segunda divisão após três décadas.
Três clubes paulistas na Série B é o menor número desde 2021, quando apenas dois (Ponte Preta e Guarani) disputaram a competição. Além disso, a última vez com três representantes foi em 2015, com Bragantino, Oeste e Mogi Mirim.
O recorde de participação paulista na Série B foi em 2007, com oito equipes (Portuguesa, Marília, São Caetano, Ponte Preta, Grêmio Barueri, Santo André, Paulista e Ituano).
Clubes da Série B de 2025:
- Amazonas
- América-MG
- Athletic (subiu da Série C)
- Atlético-GO (rebaixado da Série A)
- Athletico-PR (rebaixado da Série A)
- Avaí
- Botafogo-SP
- Chapecoense
- CRB
- Criciúma (rebaixado da Série A)
- Coritiba
- Cuiabá (rebaixado da Série A)
- Ferroviária (subiu da Série C)
- Goiás
- Novorizontino
- Operário
- Paysandu
- Remo (subiu da Série C)
- Vila Nova
- Volta Redonda (subiu da Série C)