A segunda divisão do Campeonato Brasileiro está prestes a começar, e este ano contará com a presença de sete equipes paulistas. Essa é a segunda melhor marca desde 2006, quando a competição passou a ser disputada por pontos corridos.
A Série B contará com: Santos, Novorizontino, Mirassol, Guarani, Botafogo-SP, Ituano e Ponte Preta. Ou seja, 35% das equipes do campeonato são do estado de São Paulo.
Além disso, apenas em 2007 houve mais equipes; naquele ano, disputaram o torneio: Portuguesa, Marília, São Caetano, Ponte Preta, Grêmio Barueri, Santo André, Paulista e Ituano.
A marca de sete equipes volta a acontecer após 13 anos. A última vez que isso ocorreu foi em 2011; além disso, em 2008 também houve essa quantidade de times paulistas.
E por muito pouco o São Bernardo não fez parte da segunda divisão este ano. A equipe da Grande São Paulo perdeu o acesso na última rodada do quadrangular final da Série C.
Após o estado de São Paulo, a região com mais times na Série B 2024 é Santa Catarina, com três: Avaí, Brusque e Chapecoense. Menos da metade do estado paulista.