A edição de 2023 da Série B do Campeonato Brasileiro chegou ao fim no último sábado (02), resultando em uma onda de demissões para 17 dos 20 times da competição. No entanto, três técnicos conseguiram sobreviver a essa onda e foram Léo Condé, Cláudio Tencati e Eduardo Baptista, respectivamente do Vitória, Criciúma e Novorizontino.
Esses três treinadores conduziram suas equipes a um ótimo desempenho, com todas elas terminando entre os cinco melhores do campeonato. Além disso, os dois primeiros colocados garantiram o acesso à elite nacional.
Por outro lado, a Série B registrou um total de 32 demissões de técnicos ao longo do campeonato, quase chegando à média de uma demissão por rodada.
TÉCNICOS DEMITIDOS E CONTRATADOS AO LONGO DA TEMPORADA
Entre os clubes, o Londrina liderou o ranking de demissões, com quatro treinadores deixando o clube ao longo da competição. Na última rodada, Roberto Fonseca Júnior assumiu o comando da equipe, enquanto seu pai, Roberto Fonseca, já havia acertado com o São Bento.
Além do Londrina, que terminou como penúltimo colocado, os outros times rebaixados – Sampaio Corrêa, Tombense e ABC – também demitiram pelo menos três técnicos ao longo do campeonato.
Diferentemente do Vitória e Criciúma, os outros dois times promovidos – Juventude e Atlético-GO – fizeram mudanças no comando técnico durante a competição. O Atlético-GO teve três treinadores diferentes, mas encontrou sucesso com Jair Ventura, após dispensar Mozart e Alberto Valentim.
O Juventude também realizou uma mudança que surtiu efeito. Após demitir Pintado, a equipe trouxe Thiago Carpini, que conduziu o time da vice-lanterna ao vice-campeonato.
Outra curiosidade é o fato de dez técnicos terem comandado duas equipes diferentes durante a Série B. Esses casos incluem Gilmar Dal Pozzo, Umberto Louzer, Pintado, Mozart, Argel Fuchs, Gustavo Morínigo, Eduardo Barroca, Marcelo Chamusca, Claudinei Oliveira e Fernando Marchiori.
É importante ressaltar que esses dados abrangem apenas o período de disputa da Série B do Brasileiro e incluem apenas os técnicos interinos César Lucena e Roberto Fonseca Júnior. Essa dupla assumiu os clubes na última partida, após as saídas dos técnicos Enderson Moreira e Roberto Fonseca, respectivamente, na 37ª rodada.
LISTA COMPLETA:
Vitória (1º lugar): Léo Condé
Criciúma (3º lugar): Cláudio Tencati
Novorizontino (5º lugar): Eduardo Baptista
Times com dois técnicos:
Juventude (2º lugar): Pintado e Thiago Carpini
Mirassol (6º lugar): Ricardo Catalá e Mozart
Sport (7º lugar): Enderson Moreira e César Lucena (interino)
CRB (9º lugar): Umberto Louzer e Daniel Paulista
Guarani (10º lugar): Bruno Pivetti e Umberto Louzer
Botafogo-SP (12º lugar): Adilson Batista e Marcelo Chamusca
Ituano (14º lugar): Gilmar Dal Pozzo e Marcinho
Times com três técnicos:
Atlético-GO (4º lugar): Mozart, Alberto Valentim e Jair Ventura
Avaí (13º lugar): Alex Souza, Gustavo Morínigo e Eduardo Barroca
Ponte Preta (15º lugar): Felipe Moreira, Pintado e João Brigatti
Chapecoense (16º lugar): Argel Fuchs, Gilmar Dal Pozzo e Claudinei Oliveira
Tombense (18º lugar): Marcelo Chamusca, João Burse e Moacir Júnior
ABC (20º lugar): Fernando Marchiori, Allan Aal e Argel Fuchs
Times com quatro técnicos:
Vila Nova (8º lugar): Claudinei Oliveira, Marquinhos Santos, Lisca e Higo Magalhães
Ceará (11º lugar): Gustavo Morínigo, Eduardo Barroca, Guto Ferreira e Vagner Mancini
Sampaio Corrêa (17º lugar): Evaristo Piza, Márcio Fernandes, Fernando Marchiori e Dejair Ferreira
Times com cinco técnicos:
Londrina (19º lugar): Alexandre Gallo, PC Gusmão, Eduardo Sousa, Roberto Fonseca e Roberto Fonseca Júnior (interino)
TEMPORADA 2024
Na tarde da última segunda-feira (04), a Federação Paulista divulgou a tabela dos jogos da Série A2 do Paulistão, que tem início marcado para o dia 17 de janeiro.
Fique por dentro das notícias dos times paulistas! Siga nosso perfil no Instagram.
Receba notícias do TSP (Tudo Sobre Paulista) pelo WhatsApp.
Profetize o resultados da Série A-2 nos próximo jogos! Clique aqui, faça seu cadastro na Betnacional e use o código: TUDOSOBREPAULISTA.