O São Paulo embarca nesta terça-feira (1) para Córdoba, na Argentina, onde enfrentará o Talleres na estreia da Conmebol Libertadores. O duelo acontece na quarta-feira (2), às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Mario Alberto Kempes, e marca o início da jornada tricolor na competição continental em meio à insatisfação da torcida com o técnico Luis Zubeldía e o desempenho da equipe na temporada.
A estreia no Campeonato Brasileiro, no último sábado (29), aumentou a pressão sobre o treinador. O empate sem gols com o Sport, no Morumbis, frustrou os torcedores, que vaiaram o time após o apito final. A insatisfação, no entanto, vem desde a eliminação para o Palmeiras na semifinal do Paulistão, em 10 de março. Com 18 dias de preparação antes do Brasileirão, esperava-se uma evolução, mas o São Paulo não correspondeu.
Zubeldía sob questionamentos
Entre os técnicos da Série A, Luis Zubeldía tem o 15º melhor aproveitamento na temporada, com 52,4% dos pontos conquistados. Em 14 partidas comandando o time, o argentino soma seis vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Apesar da confiança interna de que o time pode crescer ao longo do ano, há um alerta ligado sobre a falta de evolução nas últimas semanas.
Além do desempenho coletivo, um dos principais pontos de crítica da torcida é o pouco aproveitamento de jovens formados em Cotia. No duelo contra o Sport, por exemplo, havia a expectativa de que Alves assumisse a vaga de Oscar na criação do time, mas Zubeldía optou por Marcos Antônio, reforçando o meio-campo com Luiz Gustavo e Alisson. Outro exemplo é Ryan Francisco, destaque na conquista da Copinha, mas que recebeu poucas oportunidades no time principal até agora.
Desfalques e dúvidas
Para a estreia na Libertadores, o técnico ainda não sabe se poderá contar com Oscar, que se recupera de uma lesão na coxa esquerda. Enquanto tenta ajustar a equipe, Zubeldía entra pressionado para um duelo que pode ser decisivo para acalmar a torcida e dar um novo rumo ao São Paulo na temporada.