O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) definiu a data dos julgamentos do volante Rodrigo Fernandez e do meia Lucas Lima, marcados para a próxima quinta-feira, dia 19. As expulsões ocorreram na vitória do Santos sobre o Vasco, no dia 1 de outubro, na Vila Belmiro, durante a 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Ambos os jogadores, Rodrigo Fernandez e Lucas Lima, foram denunciados com base no artigo 254A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata da “prática de agressão física durante a partida”. Se condenados, podem enfrentar suspensões de quatro a 12 partidas.
O Santos tentou recorrer do cartão vermelho recebido por Lucas Lima, mas o recurso não obteve sucesso. O árbitro Anderson Daronco justificou a expulsão na súmula, alegando que Lucas Lima “empurrou e pisou no pé do seu adversário de Nº 99, o Sr. Pablo Ezequiel Vegetti, com o jogo paralisado”.
No caso de Rodrigo Fernandez, a justificativa para a expulsão foi que ele “tentou dar uma cabeçada em seu adversário de Nº17, o Sr. Gary Alexis Medel Soto, com o jogo paralisado”.
Mesmo que tenham sido punidos, Lucas Lima e Rodrigo Fernández poderão jogar no dia 19, contra o Red Bull Bragantino, na Vila Belmiro, pois a suspensão entra em vigor apenas no dia seguinte ao julgamento. Vale ressaltar que o meia é titular da equipe, e o volante é a primeira opção para a vaga de Tomás Rincón, que estará suspenso.