O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) julgará na próxima quinta-feira (26), às 10h (horário de Brasília), o pedido de impugnação feito pelo São Paulo, que busca anular a partida contra o Fluminense, válida pela 25ª rodada do Brasileirão. O Tricolor paulista alega que o árbitro Paulo Cesar Zanovelli cometeu um erro grave ao validar o primeiro gol do time carioca, deixando de cumprir as regras do jogo, conforme previsto no artigo 259 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva).
O lance que originou a polêmica aconteceu quando o são-paulino Calleri tentou alcançar um lançamento em profundidade, mas se envolveu em um enrosco com o jogador Thiago Santos, do Fluminense. O bandeira Guilherme Dias Camilo sinalizou falta, porém, o árbitro Zanovelli deu vantagem ao lance e, enquanto virava as costas para a jogada, Thiago Silva tocou a bola com a mão, acreditando que a falta havia sido marcada. Segundos depois, Kauã Elias marcou para o Fluminense.
O VAR, comandado por Igor Julio Benevenuto, alertou Zanovelli sobre a possível infração de Thiago Silva, mas o gol foi mantido. O São Paulo argumenta que essa decisão interferiu diretamente no resultado e, caso o STJD determine que houve “erro de direito”, o jogo poderá ser anulado.
Se condenado, Zanovelli pode ser suspenso por um período de 15 a 120 dias, podendo a pena ser estendida para até 240 dias em caso de reincidência, além de uma multa de até R$ 1 mil. Em situações de infrações menos graves, a suspensão pode ser substituída por advertência.