Palmeiras e Corinthians abrem a temporada em duelo por título na Arena Barueri
Foto: Jhony Inacio/Ag. Paulistão A temporada 2026 do futebol feminino brasileiro começa com um clássico decisivo. Palmeiras e Corinthians disputam o título da Supercopa do Brasil Feminina neste sábado (7), às 16h (de Brasília), na Arena Barueri.
Esta será a quinta edição do torneio nacional e marca, pela primeira vez, uma final entre os rivais paulistas. O duelo também inaugura o novo formato da competição, que passa a ser disputada em jogo único, reunindo as campeãs do Campeonato Brasileiro Feminino (Corinthians) e da Copa do Brasil Feminina (Palmeiras), a exemplo do modelo adotado no futebol masculino.
Corinthians é o maior campeão
Desde a criação da Supercopa, em 2022, o Corinthians esteve presente em todas as decisões e é o maior campeão do torneio, com três títulos. As Brabas venceram o Grêmio na edição inaugural (1 a 0), golearam o Flamengo em 2023 (4 a 1) e superaram o Cruzeiro em 2024 (1 a 0).
Em 2025, a hegemonia corinthiana foi interrompida pelo São Paulo, que conquistou o título ao vencer o Timão nos pênaltis. Apesar disso, a Supercopa seguirá em 2026 com um dado expressivo: todos os campeões são do estado de São Paulo.
Retrospecto do Derby Paulista
Palmeiras e Corinthians se reencontram pouco menos de dois meses após outra decisão. As equipes disputaram a final do Paulista Feminino 2025, quando o Palmeiras levou a melhor com vitória por 5 a 2 no placar agregado, conquistando o título no Estádio do Canindé.
No retrospecto geral do clássico no futebol feminino, porém, o Corinthians leva vantagem. Em 30 confrontos, são 17 vitórias corinthianas, seis empates e sete triunfos do Palmeiras.
Pela Supercopa Feminina, no formato antigo, os times chegaram a se enfrentar. Nas quartas de final da edição de 2022, o Timão venceu o Palmeiras por 3 a 0, na Neo Química Arena, com gols de Tamires, Gabi Portilho e Jaqueline.
Em finais, as equipes já decidiram quatro títulos importantes. O Corinthians venceu o Brasileirão Feminino de 2021 e a Libertadores de 2023, enquanto o Palmeiras levou a melhor nas decisões do Paulista Feminino de 2024 e 2025.
Momento das equipes
O Corinthians chega embalado após uma campanha histórica no primeiro Mundial Feminino de Clubes, a Copa das Campeãs da FIFA, na qual terminou com o vice-campeonato, após derrota para o Arsenal, da Inglaterra, na prorrogação da final. A equipe retomou os treinamentos na última quinta-feira (5), focada na decisão da Supercopa.
Já o Palmeiras ainda não estreou oficialmente em 2026, mas realizou jogos-treino durante a pré-temporada. O elenco alviverde conta com reforços importantes, entre eles o retorno da atacante Bia Zaneratto, uma das principais referências da equipe.
Transmissão
A final da Supercopa do Brasil Feminina 2026 neste sábado terá transmissão da TV Globo, SporTV e GE TV.