O São Bento é o time com pior ataque entre os times das oitavas de final da Copa Paulista, com 5 gols marcados em 9 jogos. Por outro lado, tem a 3ª melhor defesa da competição, com 4 gols sofridos. O placar de 0 a 0 do jogo de ida contra a Portuguesa, em Sorocaba, na última terça-feira, não é novidade. Foi a quinta vez que uma partida com o Azulão terminou sem gols no torneio. Ademir Fesan, treinador principal do clube, falou sobre o caso:
-“É um grande problema sim (falta de gols). É uma coisa que me incomoda porque sempre fui um treinador que gosta do gol, de atacar e é claro que para ser campeão tem que ter defesa sólida, mas me incomoda os vários jogos sem fazer gols.” – Depois, complementou a fala sobre o sistema defensivo – “Nós temos uma defesa bem sólida e as mexidas foram todas no ataque. Nós entendemos que a defesa estava bem consolidada no jogo, tem sido nas partidas.”

São Bento criou, mas não conseguiu balançar as redes em Sorocaba no jogo de ida – Divulgação/ X
O adversário do Azulão é talvez a equipe mais tradicional entre os clubes vivos na competição. Na edição de 2024 da Copa Paulista, a Portuguesa ainda não perdeu atuando no Canindé – com 2 vitórias e 3 empates. Ademir comentou a força do rival em seus aposentos:
-“é muito difícil jogar no Canindé. É lógico que a nossa proposta era ganhar o jogo, mas a maior parte do tempo tivemos mais posse, criamos mais situações. Mas acabou não entrando. Estamos vivos, temos lá o empate, a vitória ou até os pênaltis. Temos que estar preparados para tudo, sabemos que será difícil jogar no Canindé, mas se tiver essa postura que tivemos hoje, vejo com bons olhos”.
O jogo de volta ocorrerá neste sábado, às 15h, na cidade de São Paulo. Qualquer empate leva a partida para os pênaltis, enquanto uma vitória classifica o time triunfante para as quartas de final.