O transfer ban imposto ao Corinthians nesta semana apenas oficializou o que, na prática, já havia acontecido: o fim das negociações com Ricardo Esgaio. O lateral-direito português, de 32 anos, já estava insatisfeito com a demora nas tratativas e decidiu encerrar as conversas.
Nos últimos dias, o clube realizou ao menos três reuniões para avaliar a contratação junto ao Sporting, mas não apresentou uma resposta definitiva. Cansado da indefinição, Esgaio comunicou que está aberto a novas propostas, inclusive do futebol brasileiro, e também desperta interesse de clubes da Grécia.
Com vínculo no Sporting até junho de 2026, Esgaio só pretende rescindir amigavelmente se tiver um novo destino bem encaminhado. Além da função original na lateral direita, o jogador também atua na esquerda e como zagueiro.
Revelado pelo próprio Sporting, Esgaio estreou no profissional em 2012. Atuou pelo Braga entre 2017 e 2021, retornando a Alvalade em 2022. Experiente e versátil, soma passagens por competições nacionais e internacionais ao longo de mais de uma década de carreira.