Clube utiliza softwares de análise de dados para mapear reforços em todo o território nacional
O União Suzano adotou uma postura moderna e estratégica para montar seu elenco visando a disputa da Série A3. Com um planejamento iniciado ainda no mês de outubro, a comissão técnica liderada por Thiago Constância mergulhou em um processo detalhado de scout, priorizando atletas jovens, competitivos e com perfil adequado às exigências da competição.
Para viabilizar esse mapeamento em um país de dimensões continentais, o clube passou a utilizar ferramentas avançadas de análise de desempenho, como o WyScout. A tecnologia permitiu observar detalhes profundos dos atletas, como constância em campo, comportamentos táticos, histórico físico e rendimento em diferentes contextos de jogo, ampliando o alcance do scout para regiões como Nordeste, Centro-Oeste e Minas Gerais.
“Hoje existe aplicativos, sites que proporcionam essa captação um pouco mais ampla. O WyScout traz até o respirar do atleta”, destacou o técnico Thiago Constância, ao explicar o impacto da tecnologia no processo de análise.
A integração entre dados e avaliação humana foi determinante para filtrar os nomes que já estavam no radar do clube. O treinador teve autonomia para analisar cada perfil individualmente, incluindo atletas de sua confiança que já haviam trabalhado com ele em outros projetos, equilibrando números, desempenho e conhecimento prático.
“Conseguimos fazer uma captação em cima daquilo que nós pontuamos e daquilo que a liderança nos ofereceu”, completou o treinador.
Além do rendimento imediato, a estratégia também mira a valorização dos ativos do clube. Ao investir em jovens promissores por meio de dados precisos, o União Suzano se posiciona como vitrine no futebol paulista, apostando que a eficiência do scout se traduza em desempenho competitivo dentro de campo.
Você pode assistir na íntegra toda a entrevista exclusiva do Thiago Constância no TSP Especial clicando abaixo!