O Corinthians entra em campo neste para este Majestoso com o objetivo de tentar quebrar um jejum de seis jogos sem vitória contra o São Paulo e, de quebra, alcançar um feito que não consegue há cinco temporadas: vencer os três principais rivais (Palmeiras, Santos e São Paulo) na mesma temporada.
A última vez que isso aconteceu foi em 2020. Na ocasião, o Timão superou ao menos uma vez cada um dos rivais, somando três vitórias (uma contra cada), além de quatro empates e duas derrotas, fechando o ano com um aproveitamento de 48,1% nos clássicos.
Desde então, a equipe alvinegra tem enfrentado dificuldades nos duelos estaduais. Nos últimos quatro anos, foram 42 clássicos e apenas nove vitórias:
2021: três vitórias (duas sobre o Santos e uma sobre o Palmeiras) em 12 clássicos
2022: duas vitórias sobre o Santos em 12 jogos
2023: três vitórias (duas contra o Santos e uma contra o São Paulo) em 11 partidas
2024: uma vitória sobre o Palmeiras em sete clássicos
A temporada atual, no entanto, sinaliza uma possível virada de chave. Em oito clássicos disputados até aqui, o Corinthians já soma quatro vitórias, dois empates e duas derrotas, um aproveitamento superior aos anos anteriores.
O desempenho inclui três triunfos sobre o Santos e uma vitória marcante contra o Palmeiras, justamente na final do Campeonato Paulista, que garantiu o título ao Timão. O único revés entre os rivais aconteceu justamente diante do São Paulo, em derrota por 3 a 1 no Morumbi.
Agora, jogando em casa, o Corinthians tem a chance de encerrar o jejum de seis jogos sem vencer o Tricolor e completar a "tripleta" sobre os principais rivais pela primeira vez desde 2020.