O Corinthians enfrenta o Grêmio nesta quarta-feira, dia 31, às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, pelo confronto de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. No entanto, o Timão ficou insatisfeito com a escolha do árbitro Marcelo de Lima Henrique para apitar o primeiro jogo do duelo.
O descontentamento foi comunicado à CBF por meio de ofício enviado pelo departamento jurídico do clube. A escolha do árbitro gerou insatisfação do lado corintiano por conta de uma proximidade entre o juiz e o técnico adversário, Renato Portaluppi. Recentemente, os dois trocaram presentes após Marcelo de Lima Henrique completar 1.000 jogos em sua carreira: o comandante enviou uma camisa do Grêmio com o nome de Luis Suárez, enquanto o árbitro respondeu com dois cartões autografados.
“A relação entre o técnico de futebol e o árbitro deve ser pautada pelo respeito mútuo e, sobretudo, pela distância necessária para garantir a imparcialidade e a justiça no desenrolar do jogo. A proximidade excessiva pode gerar interpretações equivocadas e suspeitas desnecessárias por parte dos jogadores, torcedores e demais envolvidos no espetáculo”, disse o diretor jurídico do clube, Leonardo Pantaleão.
Além disso, no último jogo entre as equipes, o assunto arbitragem foi bastante debatido. O time gaúcho reclamou bastante de um pênalti marcado a favor do Corinthians, que permitiu à equipe paulista abrir o placar, no empate por 2 a 2.