Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Timão vive sequência negativa e liga alerta antes da Copa do Brasil

Time enfrenta o Juventude em crise de resultados e às vésperas do duelo decisivo contra o Cruzeiro

Por: Neila Gonçalves
11 horas atrás em 7 de dezembro de 2025
Foto: Marcos Ribolli





O Corinthians chega ao duelo contra o Juventude, neste domingo, 7 de dezembro, às 16h (horário de Brasília), pela última rodada do Brasileirão, vivendo um momento preocupante. A equipe soma quatro derrotas, dois empates e apenas uma vitória nos últimos seis jogos, justamente quando queria embalar antes das semifinais da Copa do Brasil contra o Cruzeiro, principal objetivo da temporada.

A fase negativa representa a segunda pior sequência sob o comando de Dorival Júnior, repetindo outros dois momentos em que o Timão ficou três jogos sem vencer. A oscilação aparece em um período delicado, diferente da série entre maio e julho, quando a pausa para o Mundial de Clubes resultou em cinco partidas sem vitórias. Desde as três vitórias seguidas sobre Atlético-MG, Vitória e Grêmio, o Corinthians caiu diante de Red Bull Bragantino, Ceará, Cruzeiro e Fortaleza, empatou com o Botafogo e superou apenas o São Paulo.

O rendimento defensivo também virou assunto. Nos últimos seis jogos, o Corinthians marcou sete gols e sofreu 11, levantando dúvidas sobre um dos pontos fortes da gestão de Dorival, que acumulou 16 jogos sem sofrer gols em 38 disputados. A última vez em que a defesa passou ilesa foi no 2 a 0 sobre o Grêmio, em 2 de novembro.





Questionado recentemente, Dorival minimizou a preocupação com o momento:

– Sinceramente, em sentido algum. Se tivéssemos três ou quatro vitórias em sequência, talvez eu estivesse mais preocupado do que estou nessa situação.

O técnico também destacou a necessidade de ter o elenco completo:

– Espero que possamos repetir nesses jogos a postura que tivemos aqui e que tenhamos todos os jogadores à disposição. Nosso elenco é curto e enxuto… Não tenho dúvidas de que os jogos das semifinais serão assim bem disputados.





Dorival ainda rejeitou a ideia de irregularidade defensiva:

– Vejo uma oscilação natural… Você ter uma equipe que não foi vazada em quase 50% dos jogos, vejo como uma conquista. Nos últimos jogos, tomamos gols, mas não foi por conta disso.

O Corinthians encerra sua campanha no Brasileirão com um time provavelmente modificado, já que na quarta-feira, às 21h30, enfrenta o Cruzeiro no Mineirão pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. A volta será no domingo seguinte, na Neo Química Arena, às 18h. A dificuldade em repetir escalações, as lesões, o calendário pesado e o elenco reduzido — sem reforços além de Angileri e Vitinho — são apontados pelo técnico como causas das oscilações ao longo do ano.