Neste ano, em Atibaia, o Red Bull Bragantino foi o anfitrião do torneio chamado Bull´s Cup, focado no desenvolvimento do futebol de base na categoria Sub-16. A campeonato contou com alguns dos principais times do futebol brasileiro e quatro times estrangeiros. Além do Aucas, do Equador, também vieram de fora três equipes da franquia Red Bull: o RB Leipzig, da Alemanha, o NY Red Bulls, dos Estados Unidos, e o campeão geral da competição, o Red Bull Salzburg, da Áustria.
Foto: Fabrício Lopes – @buzz_fotos
As 10 equipes foram divididas em dois grupos de cinco:
Grupo A
RB Leipzig (ALE)
Red Bull Bragantino (BRA)
São Paulo (BRA)
Aucas (EQU)
Ferroviária (BRA)
Grupo B
Red Bull Salzburg (AUS)
Palmeiras (BRA)
Santos (BRA)
New York Red Bulls (EUA)
Bahia (BRA)
A classificação final das equipes após a fase de grupos.
O Mata-Mata
Depois do fim da primeira fase, se formaram duas disputas em semifinais. A categoria ouro teve o confronto das quatro melhores equipes, enquanto a categoria prata reuniu os clubes que se classificaram da 5ª a 8ª posição.
O Red Bull Salzburg, da Áustria, bateu o Santos na grande final por 2 a 1 e ficou com o troféu da categoria Ouro. Por outro lado, o Palmeiras atropelou os donos da casa Red Bull Bragantino por 5 a 0 e garantiram a taça da categoria Prata. Fora o time da Áustria, os outros estrangeiros ficaram entre os três últimos, com os seis brasileiros ocupando da 2ª até a 7ª colocação.
O Palmeiras é o maior campeão de torneios de categorias de base no Brasil nos últimos anos. Foto: Fabrício Lopes – @buzz_fotos
O camisa 10 do Santos, Nadson Juan, foi o grande artilheiro do torneio, com 5 gols. Foto: Fabrício Lopes – @buzz_fotos
Torneios como este são importantes por manter os atletas da categoria em atividade quando não tem campeonatos oficiais acontecendo. O “intercâmbio” de equipes estrangeiras no solo brasileiro também é sempre interessante para lidarmos com formas diferentes de jogo e aprendermos com culturas distintas.