Título da Ponte Preta abre vaga extra para Copa do Brasil

Título da Ponte Preta na Série C garante vaga direta na terceira fase e abre espaço para mais um time paulista na competição nacional

Por: Lucas Soares
6 horas atrás em 30 de outubro de 2025
Foto: Divulgação/CBF



A inédita conquista da Série C do Campeonato Brasileiro pela Ponte Preta trouxe não apenas o primeiro título nacional da história da Macaca, mas também impactos diretos na Copa do Brasil de 2026. Com a ampliação do torneio para 126 clubes, um aumento de 34 em relação à edição anterior, o Estado de São Paulo contará com 13 representantes na próxima edição da competição.







A Ponte Preta, campeã da Série C, entra diretamente na terceira fase, o que já lhe garante uma premiação de R$ 2,3 milhões, valor destinado aos clubes da Série B nesta etapa. Com isso, a Portuguesa herdou a vaga extra aberta pelo Paulistão e voltará a disputar o torneio nacional desde a primeira fase.





A Federação Paulista de Futebol (FPF) continua liderando o ranking da CBF e, portanto, mantém seis vagas fixas na Copa do Brasil, cinco via desempenho no Paulistão e uma por meio da Copa Paulista. Em 2025, o Primavera conquistou o direito de representar o estado ao ser vice-campeão da Copa Paulista, já que o campeão, XV de Piracicaba, optou por disputar a Série D do Brasileiro.





Entre os classificados pelo Paulistão, estão Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, semifinalistas do estadual, além do São Bernardo, melhor campanha entre os eliminados nas quartas de final.





A ampliação do torneio também beneficiou diretamente quatro clubes que estavam na lista de espera: Novorizontino, Portuguesa, Guarani e Velo Clube. Todos eles ganharam o direito de disputar a Copa do Brasil com a redistribuição das vagas.





Caso o Novorizontino, atual quinto colocado da Série B, confirme o acesso à Série A do Brasileirão, o número de paulistas na competição pode aumentar ainda mais. Nesse cenário, o Botafogo-SP, 13º colocado no Paulistão e sexto na fila de espera, herdaria uma vaga, levando São Paulo a ter 14 representantes no torneio nacional.