TJD pune arbitragem de Noroeste e União São João

TJD-SP pune árbitro e assistente em 45 dias após paralisação de 48 minutos e polêmica de pênalti em União São João x Noroeste.

Por: Lucas Soares
1 semana atrás em 26 de setembro de 2025
Reprodução


O episódio polêmico que paralisou por 48 minutos a partida entre União São João e Noroeste, em Araras, segue rendendo consequências fora de campo. O Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP) puniu o árbitro Rodrigo Gomes Paes Domingues e o assistente Alex Alexandrino com suspensão de 45 dias, entendendo que ambos descumpriram obrigações ligadas ao exercício da função.


O caso ocorreu no duelo de volta das oitavas de final da Copa Paulista, no dia 29 de agosto, quando a ausência de VAR gerou um dos momentos mais conturbados da competição. O lance que originou o impasse foi um pênalti marcado para o União após falta do goleiro Jefferson Romário sobre o atacante Luan. A decisão inicial, acompanhada da expulsão do arqueiro do Noroeste, acabou sendo revertida pelo assistente, que sinalizou impedimento. Em seguida, a arbitragem voltou atrás e confirmou novamente a penalidade e o cartão vermelho. A sucessão de mudanças gerou protestos de ambos os lados, intervenção policial e ameaça de abandono da partida.


Na súmula, o árbitro registrou que as decisões foram alteradas após comunicação com a equipe de arbitragem, mas não citou o vai e vem sobre a expulsão do goleiro. Esse detalhe, ausente do documento oficial, intensificou as críticas sobre a condução do jogo. Apesar da confusão, o União São João venceu por 3 a 0 e avançou às quartas de final.


A decisão do TJD-SP enquadrou árbitro e assistente no artigo 261-A do CBJD, mas absolveu a dupla da acusação de omissão em coibir animosidade entre os atletas. O outro assistente e o quarto árbitro não foram citados no julgamento, ainda que a FPF tenha afastado todo o quarteto logo após o jogo. Cabe recurso da punição.


O episódio reacende o debate sobre a necessidade de uso de tecnologia em fases iniciais da Copa Paulista e a preparação do quadro de arbitragem para lidar com pressões em jogos decisivos.