Mesmo com o clima frio e uma garoa insistente no último sábado (14) em Santos, os fãs da Briosa marcaram forte presença no Estádio Ulrico Mursa. Um telão e diversas opções gastronômicas animaram os presentes. O confronto contra o São José, porém, ocorreu no Estádio Martins Pereira, situado em São José dos Campos.
Os torcedores foram chegando gradativamente. A alegria tomou conta quando Franco marcou para a Portuguesa, mas a euforia foi freada com o empate do São José, gol de Rafael Tanque em cobrança de pênalti, e a expulsão do zagueiro Flávio Boaventura ainda na primeira metade.
Com um jogador a menos, a Briosa sentiu a pressão e viu Rafael Tanque virar o jogo. Entretanto, o cenário mudou aos 30 minutos do segundo tempo, quando Gustavo Nicola, do São José, também foi expulso. Empolgada, a Portuguesa conseguiu igualar o placar nos acréscimos com Jean Henrique.
O gol do empate foi motivo de grande celebração. Com a conquista, a Portuguesa Santista terá a opção de disputar a Copa do Brasil ou a Série D do Brasileirão, sendo mais provável a escolha pela primeira competição.