Toth no Rio Branco: Expectativa alta e resultado frustrante

Por: Lucas Soares
3 meses atrás em 30 de julho de 2025
Foto: Christian Guedes | Comunicação RBEC


Após quatro anos como treinador das categorias de base do Desportivo Brasil, o treinador Fábio Toth chegou ao Rio Branco como aposta de estabilidade e evolução para a disputa da Copa Paulista de 2025. O clube de Americana, que não faz uma boa competição estadual há anos, viu em Fábio, um treinador de glórias e recuperações, a oportunidade de finalmente retornar a disputar espaço na elite do futebol paulista do interior.




Toth chegou ao comando técnico do Rio Branco com um currículo promissor. Após ser campeão da Copa Paulista de 2020 como auxiliar da Portuguesa e acumular quatro temporadas no Desportivo Brasil, com campanhas de recuperação, presença em mata-mata da Série A3 e destaque na formação de jovens atletas, o treinador aparentava estar preparado para avançar na carreira como técnico principal.


Entretanto, passou por uma experiência muito parecida no São Bento em 2023, quando assumiu o clube de Sorocaba também para a disputa da Copa Paulista, mas foi demitido na sétima rodada, com nenhuma vitória e dois gols marcadoras neste período, campanha muito semelhante a esta temporada no Rio Branco.


Campanha na Copa Paulista 2025


O desempenho em campo do Tigre refletiu uma carência tanto de investimentos por parte da diretoria em jogadores de maior qualidade, como na parte do trabalho tático e mudanças nas escalações da partida, responsabilidade de Fábio Toth.


O time não chegou nem a oscilar na competição, tendo marcado apenas um gol em sete jogos e tomado sete, a equipe nem chegou a incomodar os times do G4 do seu grupo.


O ex-treinador e seu elenco, tiveram mais de 20 dias de pré-temporada para treinar e ciar uma identidade de jogo, que não foi vista dentro das quatro linhas.


O desempenho abaixo do esperado não apaga o currículo de Toth, mas acende questionamentos sobre sua capacidade de lidar com cenários mais imediatistas e exigentes, como o encontrado no Rio Branco e no São Bento em 2023. Seu perfil, focado em projetos de médio prazo e no desenvolvimento de jogadores, parece ter esbarrado na pressão por respostas rápidas que a Copa Paulista impõe.


Mesmo com a decepção, Toth continua sendo um profissional promissor no futebol paulista. No entanto, sua passagem pelo Tigre evidenciou que um bom histórico não é suficiente, o que realmente conta é entregar resultado dentro de campo, algo que desta vez não aconteceu.