Esta edição da Série B do Brasileirão foi atípica. Enquanto três paulistas brigaram pelo acesso durante todo o campeonato, outros três foram rebaixados para a terceira divisão. É a primeira vez que isso acontece na história do futebol brasileiro, contando torneios de pontos corridos.
Antes do formato atual, em que os torneios eram divididos em primeira fase com mata-mata, aconteceu algo semelhante em 2002, também com paulistas. Botafogo-SP, Bragantino e XV de Piracicaba foram rebaixados para a Série C do ano seguinte, mas na época a zona de rebaixamento era composta por seis clubes, aumentando a chance de ser descer uma divisão.
Rebaixamentos com duas equipes do mesmo estado já aconteceram outras vezes, com São Paulo sendo novamente um dos focos. Pernambuco e Santa Catarina também estão no mesmo patamar quando o assunto é dois conterrâneos serem rebaixados juntos.
Por conta disso, a Série B de 2025 pode ter apenas dois paulistas, caso Mirassol e Novorizontino consigam o acesso. Será o menor número de paulistas na competição desde 2021, com apenas Botafogo-SP e Ferroviária desta vez. A Locomotiva é um dos clubes que conseguiu o acesso na Série C neste ano.