Tropeços em casa prejudicam Palmeiras no Paulistão

Por: Alan Favaron
9 meses atrás em 18 de fevereiro de 2025
Foto: Cesar Greco/Palmeiras


O Palmeiras vive um cenário incomum no Campeonato Paulista de 2025. Acostumado a liderar sua chave com folga nos últimos anos e atual tricampeão estadual, o Verdão chega às últimas rodadas da fase de grupos pressionado. 




Com 17 pontos, a equipe ocupa a terceira colocação do Grupo B, dois pontos atrás da Ponte Preta, segunda colocada. E a possibilidade de uma eliminação precoce no estadual preocupa os torcedores.


Um dos fatores que explicam o desempenho abaixo do esperado é o rendimento do time como mandante. O Allianz Parque, que historicamente se consolidou como uma fortaleza para o Alviverde, não tem sido um diferencial neste Paulistão. Até aqui, o Palmeiras venceu apenas um jogo dentro do seu estádio: a estreia contra a Portuguesa, por 2 a 0. Desde então, empatou as três partidas seguintes, contra Red Bull Bragantino (0x0), São Paulo (0x0) e Corinthians (1×1).


Com isso, o time de Abel Ferreira soma apenas 50% de aproveitamento no Allianz Parque. A situação piora ao considerar o duelo contra o Novorizontino, que também foi como mandante, mas disputado na Arena Barueri e terminou em derrota por 2 a 1. Assim, o Verdão tem um aproveitamento de apenas 40% jogando em casa.


A comparação com os jogos como visitante evidencia ainda mais a irregularidade do time em seus domínios. Fora de casa, o Palmeiras somou 11 dos 15 pontos disputados e segue invicto, com um aproveitamento de 73,3%. Agora, com duas rodadas restantes, o Verdão precisa reagir para evitar uma eliminação precoce e seguir na briga pelo tetracampeonato paulista.


Na próxima rodada, o Palestra volta a jogar no Allianz, contra o Botafogo-SP. O duelo acontece nesta quinta-feira, dia 20, às 19h30, pela 11° rodada do Campeonato Paulista.