Aposte na bet nacionalAposte na bet nacional

TSP Especial: Alex Alves fala sobre reconstrução na Briosa

Por: João Rodrigues
2 meses atrás em 6 de junho de 2025
Foto: Tudo Sobre Paulista
Nesta segunda-feira, 2, o técnico da Portuguesa Santista, Alex Alves, foi o trigésimo entrevistado do TSP Especial. Após o rebaixamento da Briosa da Série A2 para a Série A3 do Paulistão, o experiente treinador tem a missão de comandar a remontada do clube de Santos. Com passagens por clubes como Juventus, Nacional-SP, Osasco Audax e Sertãozinho, Alex Alves traz na bagagem o título da Série A3 conquistado em 2017.

Na entrevista conduzida por Thiago Barbalho e Marcelo Bezerra, o treinador deu detalhes sobre a reconstrução feita na Briosa após início de ano conturbado, que culminou na queda para o Paulistão A3:
"Essa reconstrução passa de um trabalho que está sendo montado do zero. Não ficou ninguém da Série A2. Os jogadores foram escolhidos e o mercado estava difícil, porque nesse meio tempo tem uma Série D que está bombando e a gente mas a gente conseguiu ir no mercado e achar alguns bons jogadores. É lógico, tudo que é do zero, começa mais difícil. A gente até fala para o torcedor ter um pouco de paciência, porque a gente sabe que vem aquela tristeza do descenso. São jogadores novos que vão tentar de tudo para fazer um grande Copa Paulista. Primeiramente, pezinho no chão, tentar ir devagar para classificar e, depois pensar em algo a mais. É trabalho de formiguinha: todos os dias trabalhando forte para que a gente possa fazer grandes competições, que nem a Portuguesa sempre fez", relatou. 

A pouco mais de uma semana da estreia pela Copa Paulista Sicredi 2025, Alex comentou sobre a preparação da Briosa e destacou a percepção de que existe uma valorização maior da competição neste ano. Mesmo assim, afirmou que a Federação Paulista de Futebol (FPF) deveria ter um cuidado melhor com o torneio:
É um campeonato muito forte, legal. E dá vaga para Copa do Brasil e Série D. Isso é importantíssimo para times que querem calendário [...] Eu acho um campeonato que a própria Federação poderia ajudar mais. A Federação Paulista tem muito dinheiro, até mesmo porque tem um dos melhores campeonatos do Brasil. Então tinha que dar mais um valor para esse campeonato, dar uma ajuda. Às vezes o time não entra porque não tem nem um copo d'água, eles não dão nada. Então,  seria muito bom ajudar os clubes com alguma coisa para que esse campeonato pegasse mais forte", defendeu Alves. 

Confira a entrevista completa: