A temporada de 2024 foi emocionante para o futebol paulista, com diversas reviravoltas, clubes tracionais em má fase e clubes com menos expressão em ascensão. O setorista Vinícios Cotrim elenca quatro ‘craques’, jogadores que se destacaram durante o ano, com base nos times de cobertura. Entre eles estão Corinthians, Guarani, Portuguesa e Francana. Confira abaixo os craques de 2024 destes quatro clubes:
Rodrigo Garro (Corinthians)
O meia argentino chegou ao Parque São Jorge como uma aposta para substituir Renato Augusto na criação do time corinthiano. Depois de imbróglios em sua chegada, ele mostrou protagonismo e assumiu a responsabilidade de liderar o clube em momentos conturbados. A torcida nunca esquecerá, por exemplo, do gol de falta diante do Palmeiras, no Paulistão. Ali, começou sua trajetória como um dos craques de 2024.
Em números, seu início é melhor ainda. Foram 62 jogos feitos, com 13 gols marcados e 14 assistências distribuídas, ficando abaixo apenas de Yuri Alberto como jogador com mais participações. No Brasileirão, ele foi o único jogador com no mínimo dez gols e dez assistências na competição.
Caio Dantas (Guarani)

Foto: Raphael Silvestre/Guarani FC
O centroavante chegou com a responsabilidade de comandar os gols do Bugre na Série B. Depois de conseguir o acesso com o Vitória em 2023, ele foi contratado pelo Guarani para substituir Bruno Mendes, lesionado no início do Campeonato Paulista. Dessa forma, jogou apenas a segunda divisão pelo clube de Campinas, mas conseguiu se destacar.
Com 35 jogos realizados nesse período, ele foi autor de 11 gols na competição e deu duas assistências. Apesar dos números, não conseguiu salvar o Guarani do rebaixamento para a Série C. Por isso, deve deixar o clube na próxima temporada, mesmo tendo contrato em vigência.
Maceió (Portuguesa)

Foto: Divulgação/Portuguesa
Maceió tem apenas 21 anos e conseguiu se destacar na tradicional Portuguesa em 2024. Neste ano, ele marcou o primeiro gol com a camisa da Lusa, no Paulistão, e foi fundamental na Copa Paulista, sendo um dos melhores atacante. No total, foram oito gols marcados em 24 jogos feitos, uma média de um tento a cada três partidas.
Com o desempenho, ele foi mantido no elenco e será opção para Cauan de Almeida na temporada que vem. A Portuguesa jogará Paulistão, Copa do Brasil e Brasileirão Série D.
Bruno Henrique (Francana)

Foto: Reprodução
A temporada de 2024 foi de festa para a torcida da Francana. Depois de anos batendo na trave, o clube conseguiu o acesso para jogar o Paulistão A3 no ano que vem. O principal destaque foi Bruno Henrique, nome conhecido na cidade que retornou à Veterana e comandou os gols da equipe no estadual.
Nos 20 jogos feitos durante o ano, Bruno foi responsável por balançar as redes seis vezes, sendo um dos artilheiros do Paulistão A4. Com sentimento de dever cumprido, ele deixou o clube rumo ao Phrae United FC, da Tailândia. Com a saída do atacante, a Veterana não conseguiu ir longe na Copa Paulista.