Aposte na bet nacionalAposte na bet nacional

Tuca analisa jogos finais do Rio Branco e já projeta 2026

Por: Beatriz Quintino
2 semanas atrás em 18 de agosto de 2025
Foto: Reprodução


O Rio Branco encerrou sua temporada de 2025 neste sábado (16), ao empatar por 2 a 2 com o Guarani, em Americana, pela 10ª rodada da primeira fase da Copa Paulista 2025. A equipe foi a única da competição que não conquistou vitórias, acumulando cinco empates e cinco derrotas.


Apesar da campanha, o técnico Tuca Guimarães, que assumiu inicialmente como coordenador técnico nas últimas rodadas e será o comandante do Tigre na Série A3 de 2026, avaliou de forma positiva a postura da equipe.



“Em princípio, falando um pouquinho da Copa Paulista, né, a gente chegou com a missão era buscar o 100% dos pontos, assim, a grosso modo, com relação às três partidas. Com todas as dificuldades, eu acredito que a gente tenha feito três partidas em que em todas tivemos oportunidade de ganhar o jogo. A gente tava à frente do São Bento, ganhando o jogo de 2 a 0, e acabamos nos acréscimos cometendo alguns erros que custaram caro. Contra o Paulista, no 1 a 1, a gente teve um controle em certo momento do jogo para poder ganhar a partida e, no final, acabamos surpreendidos também.”



Contra o Guarani, o Rio Branco conseguiu buscar o empate após estar perdendo por 2 a 0. O treinador destacou a entrega do elenco no encerramento da participação.



“Hoje a coisa inverteu. Perdendo de 2 a 0, a gente faz o gol de escanteio, numa bola que não conseguimos trabalhar tanto quanto queríamos, mas que o Sendes foi muito feliz no cabeceio e o Marcelo na batida. No segundo tempo, no último quarto do jogo, a gente montou em cima do time do Guarani, criou três, quatro oportunidades claras para ganhar. Infelizmente, acabou não saindo a vitória, mas com a sensação de hombridade. Sabíamos que o Guarani vinha aqui buscar classificação, e a nós cabia essa página de hombridade, já que não tínhamos mais chance de classificação, de não permitir que isso acontecesse aqui. E o Guarani realmente não classificou aqui. Tivemos um final de jogo melhor do que o Guarani e fechamos um livro que eu tenho certeza que podia ter sido melhor, mas com hombridade nessa última página.”



Eliminado ainda na primeira fase da Copa Paulista, o Rio Branco vinha de boa campanha na Série A3 do Campeonato Paulista. O Tigre chegou até a semifinal e ficou próximo de subir. Agora, o foco é 2026, com a meta de brigar pelo título e pelo acesso à Série A2.



“Falando para frente agora, claro que sabemos das dificuldades. Eu tive a felicidade de ser campeão da Série A3, sei o quanto difícil essa competição é. Claro que nós vamos repaginar muita coisa. A partir de agora a nossa Série A3 começa amanhã, domingo, para nós. Sabemos que não efetivamente dentro de campo treinando, mas nos bastidores, junto com a diretoria, nas reuniões, na montagem, com todo cuidado, de forma cirúrgica, para realmente termos um grande time que seja condizente com o tamanho da camisa do Rio Branco, com a nossa torcida e com os anseios do clube. Não podemos pensar em outra coisa que não seja acesso, que não seja título. E para isso sabemos que temos que largar forte na competição.”



Tuca reforçou ainda a sintonia com a diretoria na preparação para o próximo ano.



“Estamos muito alinhados com a diretoria no que pensamos. Já estamos conversando sobre muitas coisas e, como falei, a partir de agora é cada dia. É plantar nossa semente a cada dia. O que nós vamos plantar, podemos optar, mas teremos que colher. Então vamos plantar coisas boas para dar alegria para essa torcida, que merece muito e é muito forte. Temos certeza que vamos construir um casamento sólido e que dentro de casa será muito difícil ganhar da nossa equipe.”