O Paulistão A3 de 2024, contou com muitas surpresas e reviravoltas. Times lutando pela classificação e contando com a sorte até o último minuto, time de grande expressão sendo rebaixado de forma dolorosa, suspensão de equipe e muito mais. Vale lembrar que neste sábado (30), começa o mata-mata da Série A3, com oito times lutando pelo acesso, agora é hora de mudar a chavinha e esquecer os erros da primeira fase.
As oito melhores equipes da A3 e que buscam seu lugar na A2 são: Votuporanguense, E.C São Bernardo, Catanduva, Grêmio Prudente, Red Bull Bragantino II, Desportivo Brasil, Sertãozinho e Marília.
ANTES DAS QUARTAS
Melhores campanhas
A equipe do Votuporanguense, desempenhou um bom campeonato, classificando-se de forma adiantada. O elenco terminou a fase classificatória com 32 pontos, 9 vitórias, 5 empates e apenas uma derrota em 15 jogos disputados. Anotou 22 gols e cedeu 9 para os adversários, assim totalizando o saldo de gols de 13 ao fim da primeira fase.
Com a segunda melhor campanha, o E.C São Bernardo, também apresenta bons números no campeonato. Com 15 jogos na Série A3, a equipe venceu 8, empatou 6 e também perdeu apenas um jogo. Totalizando 30 pontos e garantindo-se de forma antecipada sua classificação para as quartas.
Disputando pela primeira vez a A3, o Catanduva, não ficou para trás e desempenhou um bom campeonato. O time do padre e prefeito, conquistou 29 pontos e busca mais um acesso no seu sétimo ano de existência.
1% DE CHANCE, 99% DE FÉ
Surpreendentemente 5 equipes tinham a chance de se classificar para a segunda fase da A3. Lutando pelas últimas duas vagas, Marília, União Suzano, União São João, Sertãozinho e Lemense. Enquanto o G6 estava tranquilo, a última rodada era decisiva para essas equipes.
Após uma combinação perfeita dos resultados, Sertãozinho e Marília avançaram, deixando para trás as demais equipes. Com a derrota do União São João no final da partida para o Grêmio Prudente, o Touro dos Canaviais que era o 10º colocado, saltou para 7º e ultrapassou o Marília que empatou em casa com o Votuporanguense, mas conseguiu confirmar sua classificação.
REBAIXADOS
Enquanto isso na parte mais baixa da tabela nada podia salvar as equipes, São Caetano e Matonense entraram na última rodada já rebaixados.
A equipe da Matonense, foi suspensa do campeonato devido a uma suspeita de envolvimento em esquemas de apostas. Com uma sequência de resultados negativos, o time anotou apenas um ponto na competição, fazendo com que uma investigação se iniciasse. Devido a suspensão a partir da 12º rodada, os times rivais venceram as partidas por W.O.
O tradicional São Caetano, deixou a A3, com o total de 10 pontos conquistados. A equipe que já esteve na elite do futebol, visitará a A4 em 2025. O time até teria uma chance de se salvar na última rodada, em confronto contra o Sertãozinho. Mas como o Rio Preto, adversário direto, ganhou seus 3 pontos devido ao jogo contra a Matonense, o Azulão amargurou sua decaída.
ARTILHEIROS DA A3
- Guilherme – Grêmio Prudente (9 gols)
- Thailor – Sertãozinho (8 gols)
- Bozó – Grêmio Prudente (7 gols)
- Caio – Catanduva (6 gols)
- Douglas – E.C São Bernardo (6 gols)
Todos seguem vivos no campeonato, colocando ainda mais fogo no mata-mata, momento em que independente da classificação geral tudo pode acontecer. Os artilheiros buscam brilhar nesse momento, conquistando não só o título individual, mas também o tão desejado acesso à A2