O Corinthians fez sua estreia na Copa Sul-Americana na noite desta terça-feira (02) empatando com o Racing-URU em 1 a 1, no Estádio Centenário, no Uruguai. Yuri Alberto marcou o gol do Timão, enquanto Alanís igualou para o time uruguaio aos 85 minutos.
Contudo, não é de hoje que o alvinegro tem tido dificuldades para sair com os três pontos logo no início das competições continentais.
Considerando o jogo de ontem, ao longo das últimas temporadas figurando entre Copa Libertadores e Copa Sul-Americana, o Corinthians soma em estreias duas derrotas, dois empates e somente uma vitória.
O Corinthians fez sua participação na Copa Libertadores de 2023 no Grupo E, ao lado de Liverpool (Uruguai), Independiente Del Valle (Equador) e Argentino Juniors (Argentina)
A estreia do Timão aconteceu contra o Liverpool. Na ocasião, o alvinegro conquistou os três pontos com a vitória por 3 a 0, gols de Balbuena e dois do atacante Roger Guedes.
No entanto, o time encerrou a fase de grupos com o terceiro lugar no grupo, acabando classificado para a disputa dos play-offs da Copa Sul-Americana.
Em 2022, marcando sua volta a fase de grupos da Libertadores depois de três anos, o Corinthians estreou tendo o Always Ready (Bolívia) como adversário.
Entretanto, a volta corintiana foi longe do ideal. O Timão foi derrotado por 2 a 0 pelo time boliviano.
Em sequência, enfrentando Boca Juniors e Deportivo Cali também na fase de grupos naquele ano, o time comandado por Vítor Pereira chegou até as quartas de final do torneio.
A participação do Corinthians na Copa Sul-Americana de 2021 teve como pontapé inicial a partida contra o River Plate Asuncion, do Paraguai. O jogo terminou empatado em 0 a 0.
Com a segunda melhor campanha do grupo atrás do Peñarol, o Time do Povo não avançou da fase de grupos da competição naquela temporada.
Em 2020, o Corinthians teve sua caminhada na disputa pela América encerrada já na fase da Pré-Libertadores. Na ocasião, o Timão estreou perdendo para o Guaraní por 1 a 0, no Paraguai.
No entanto, mesmo ganhando o segundo jogo em casa por 2 a 1, o time foi eliminado por conta da regra do ‘gol fora’.
Assim, o Corinthians volta a entrar em campo pela Sul-Americana na semana que vem, quando recebe o Nacional, do Paraguai, em casa. A partida acontece na terça-feira (09), às 19h00, na Neo Química Arena, em São Paulo.