Os presidentes de Monte Azul e Votuporanguense já afirmaram que tem preferência pela Série D do Brasileirão ao invés da Copa do Brasil em caso de título da Copa Paulista. Os dois últimos representantes do torneio demonstraram dificuldade no torneio nacional, com campanhas que acabaram na primeira fase.
Neste ano, o São José, vice-campeão da Copa Paulista em 2023, ficou com a 7ª posição do grupo G, que tinha oito integrantes. No mesmo grupo, A Inter de Limeira ficou com a 2ª colocação, com 10 pontos a mais.
Olhando para o ano passado, o XV de Piracicaba, que ergueu a taça em 2022, também caiu ainda na primeira etapa. O Nhô Quim fez 16 pontos, quatro a menos que a Ferroviária, 4ª colocada do Grupo G. Enquanto o alvinegro caiu na competição, a Locomotiva cresceu no torneio e conquistou o acesso para a Série C deste ano, onde conseguiu novo acesso, dessa vez para a Série B.
A última boa campanha de um clube que ganhou sua vaga na Série D através da Copa Paulista foi o São Bernardo, em 2022. Campeão do campeonato de segundo semestre um ano antes, o Tigre também venceu a Série A2 em 2021. Portanto, chegou como um clube da elite do estado. Com ótima campanha na primeira etapa, o Bernô passou por Azuriz, Bahia de Feira e Tocantinópolis antes de cair para o eventual campeão, América-RN, nas semifinais. Estar entre os quatro melhores garantiu a promoção para a 3ª divisão nacional, onde o aurinegro continua até hoje.