O União Barbarense recebeu o Paulista no estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães e venceu por 1 a 0, gol de Messias, confirmando a conquista do título do Paulistão Série A4 2025.
No placar agregado, o Leão superou o adversário por 2 a 0, quebrando um jejum de 21 anos sem levantar troféus, a última conquista havia sido o título da Série C do Campeonato Brasileiro, em 2004.
Em relação a títulos estaduais, o clube de Santa Bárbara d’Oeste não era campeão desde 1998, quando conquistou a A2. Hoje, o clube encerra uma seca de 27 anos.
Primeiro tempo
A partida começou em alta intensidade, especialmente por parte do time mandante, que impôs grande volume ofensivo nos primeiros minutos.
A primeira grande chance foi do próprio União, em uma jogada construída por Messias, que se infiltrou na defesa adversária e serviu Daniel. O centroavante finalizou de chapa, mas parou em uma defesa espetacular do goleiro Lucas Gomes.
Mesmo com uma leve diminuição no ritmo, o Leão seguiu superior em campo, dominando a posse de bola. O Paulista só conseguiu reagir aos 24 minutos, quando Vitinho fez uma jogada individual pela ponta direita. O atleta driblou a marcação e finalizou de bico, levando perigo, mas mandando a bola para fora.
Nos minutos finais da primeira etapa, o time de Jundiaí cresceu no jogo e passou a ter mais presença ofensiva. Aos 44 minutos, Christopher recebeu a bola próximo à linha de fundo, avançou e chutou cruzado com força, exigindo grande defesa de Ivo Ricardo. Com isso, o primeiro tempo terminou empatado sem gols.
Segundo tempo
Logo aos dois minutos da etapa final, a situação se complicou para o Paulista. Christopher, principal jogador da equipe, foi expulso após atingir o rosto de Fabrício ao tentar ajudar na marcação, deixando seu time com um a menos.
Com a vantagem numérica, o União Barbarense retomou o controle da partida e quase abriu o placar em uma cabeçada de Lucas Lotto, após cruzamento de Daniel, que passou raspando a trave.
Aos 17 minutos, o gol finalmente saiu. Messias conduziu a bola por dentro, tabelou com um adversário e, dentro da área, finalizou de chapa no cantinho, sem chances para o goleiro Lucas Gomes. O gol encaminhou de vez a conquista para o Leão.
O cenário da partida se manteve até o apito final, com o União administrando bem a vantagem e confirmando o título da Série A4 com uma grande atuação.

Escalações
União Barbarense: Ivo Ricardo, Fabrício, Pedro Lima, Vitor Felipe e Wesllen; Nathan Índio (Herbert), Chicota e Messias (Hiago Oliveiras); Lucas Lotto (Danilinho), Vitor Zaga (Cristiano) e Daniel (Bryan).
Treinador: Raphael Pereira.
Paulista: Lucas Gomes, Renato Marola, Maykon, Fernando Dias (Gabriel Reis) e Thiago Couto (Wagner Chorão); Lucas Silva, Kadir e João Choco (Henrique); Arílton Júnior, Vitinho e Christopher.
Treinador: Fausto Dias.
Próximos jogos
O Paulista volta a campo pela Copa Paulista a partir do dia 15 de junho. Já o União Barbarense só retorna oficialmente na Série A3 em 2026.