O União Barbarense e o Araçatuba se enfrentaram neste sábado em duelo decisivo pelo acesso à Série A3 do Campeonato Paulista, no Estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães, em Santa Bárbara d’Oeste. E o time da casa não decepcionou: venceu por 4 a 0, com gols de Nathan Índio, Messias, Mastherson e um gol contra de Adiel.
Com o resultado, o Leão garantiu 6 a 3 no placar agregado e está de volta à terceira divisão estadual após sete anos. Agora, encara o vencedor de Paulista x Nacional-SP na final do Paulistão A4.
Primeiro tempo
Assim como no jogo de ida, o Araçatuba entrou desligado em campo, enquanto o União Barbarense começou a mil por hora. Logo aos 4 minutos, após uma forte pressão inicial, o time da casa abriu o placar com Nathan Índio, que soltou uma verdadeira paulada de fora da área. A bola morreu no canto inferior direito do goleiro Henrique, sem qualquer chance de defesa.
Aos 9 minutos, o União ampliou a vantagem. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para o camisa 10, Messias, que finalizou de canhota e estufou as redes.
O Araçatuba só conseguiu chegar pela primeira vez aos 15 minutos, em tentativa de Leozinho de fora da área, mas o chute saiu muito alto.
Ainda aos 27, o Leão aproveitou um contra-ataque puxado por Vitor Zaga. O camisa 11 arrancou em velocidade e serviu Mastherson, que finalizou de primeira e mandou a bola na gaveta.
Aos 35 minutos, mais uma chance do AEA após cobrança de escanteio: a bola sobrou para André Pereira dentro da área, mas o camisa 18 finalizou por cima com a perna direita.
E já aos 44, Matheusinho teve uma grande oportunidade embaixo da trave, completando de cabeça mais uma cobrança de escanteio, mas também desperdiçou. O primeiro tempo terminou com o placar de 3 a 0 para os mandantes.
Show do intervalo
Entre o primeiro e o segundo tempo, o mascote do União Barbarense entrou em campo e provocou a torcida do Araçatuba com gestos obscenos. A provocação gerou revolta: o presidente do AEA, Francisco Rodrigo da Silva, invadiu o gramado e acabou sendo expulso junto com o mascote, após confusão generalizada.
Segundo tempo
O Araçatuba voltou com postura mais agressiva, controlando mais a posse e tentando pressionar, mas sem transformar isso em chances claras de gol.
Aos 15 minutos, o União aproveitou um contra-ataque em superioridade numérica. Fabrício tocou para Danilinho, que perdeu o domínio, mas a bola sobrou e, na tentativa de cortar, o zagueiro Adiel mandou contra o próprio patrimônio. Era o quarto gol do Leão, praticamente selando o acesso.
Com o placar em 4 a 0, o União Barbarense apenas administrou a vantagem, mantendo o controle da partida até o apito final. Classificação garantida, festa da torcida e vaga na decisão do Paulistão A4.
Escalações
União Barbarense: Ivo Ricardo, Mastherson, Pedro Lima, Vitor Felipe e Wesllen; Nathan Índio, Fabricio (Hebert) e Messias (Hiago Oliveira); Lucas Lotto (Danilinho), Vitor Zaga (Chicota) e Daniel (Marcos Henrique).
Treinador: Raphael Pereira.
Araçatuba: Henrique, Judá, Pablo, Adiel e Gustavo Cristo (Thallyson); Moyses (Felipe), Kayo Bahia e André (Esdras); Mateusinho (Luan Carioca), Léozinho (Pedro Mattar) e Gustavo França.
Treinador: Wallace Lemos.
Próximos jogos
O União Barbarense volta a campo na próxima quarta-feira (23), quando enfrenta o vencedor de Paulista x Nacional-SP na grande final da Série A4.
Já o Araçatuba, eliminado da competição, tem como próximo compromisso a disputa da Copa Paulista, que começa dia 15 de junho.